Neste segundo álbum os Beatles mostraram que o alarido da “Beatlemania” era justificável. Sem ser inovador, With The Beatles continua a expandir os horizontes e o nível de popularidade estratosférico da banda de Liverpool.
A 22 de Novembro de 1963 todos os olhos estavam postos nos EUA. O presidente John F. Kennedy fora assassinado em Dallas. No outro lado do atlântico, os Beatles lançavam nesse preciso dia o seu segundo LP. Oito meses após Please Please Me, With The Beatles tem oito canções originais, entre elas a primeira escrita por George Harrison, “Don’t Bother Me”, e seis versões de hits da R&B como “Roll Over Beethoven” de Chuck Berry. Desta feita o álbum foi gravado em 28 horas espalhados por seis dias, entre aparições na TV, concertos e o início da “Beatlemania” e foi pensado como o que era, um seguimento ao primeiro disco, ao ponto de Tony Barrow, assessor de imprensa da banda, fazer comparações com faixas do primeiro disco no texto que acompanha o álbum.
O texto de Barrow é bastante directo e agrada aos fãs desejosos de saber mais sobre a banda e as canções. Ele explica, por exemplo, que em “You Really Got A hold On Me” é o produtor George Martin no piano. O tempo de estúdio mais alargado em comparação com as 12 horas do primeiro álbum veio da maior confiança de estúdio e vontade de gravar vários takes. Um tempo que só se tornou cada vez maior com os vários discos e a complexidade progressiva das ideias e dos arranjos.
Nenhuma das canções foi single no Reino Unido e neste ano de 1963, com a banda a tocar em mais de 200 concertos no país e a primeira tour internacional, na Suécia. O single lançado depois de With The Beatles foi “I Wanna Hold Your Hand”, instantaneamente catapultado para o primeiro lugar dos tops. Mas nesta altura frenética, os Beatles já preparavam um filme e a sua banda sonora, que seria o terceiro disco. With The Beatles é também o último álbum da banda a ser gravado em duas pistas apenas, o que, de acordo com George Martin, era bastante inconveniente, tendo “I Wanna Hold Your Hand” sido já gravado em quatro pistas.
“I Wanna Be Your Man”, escrito por Lennon-McCartney foi lançado pelos Rolling Stones como segundo single a 1 de Novembro de 63. Foi aliás o primeiro hit da banda de Mick Jagger e a primeira canção tocada no famoso programa “Top Of The Pops”. Os Beatles incluíram a canção no seu trabalho, numa versão diferente.
A capa foto de Robert Freeman ainda hoje é uma das fotos mais populares dos fab four onde a banda aparece em fundo preto, com ar sério e a cara meio nas sombras, e marca a primeira vez que os Beatles tiveram algo a dizer sobre as capas, depois de terem ficado pouco impressionados com a foto de Please Please Me. O disco foi substituir o primeiro no top britânico e lá ficou durante 21 semanas, dando continuação à “Beatlemania”. Não se destacando especialmente além do disco anterior, cimenta o estilo e repertório da banda com temas como “All My Loving”. No geral a banda não arrisca e repete a fórmula, que resulta em cheio. Este foi o primeiro LP de uma banda britânica que vendeu mais de um milhão de discos.
Sem deslumbrar, With The Beatles cimentou o lugar dos “fab four” no consciente popular desejoso de saber e ouvir mais. No ano seguinte, em 1964, conseguiu perceber-se de imediato que esta era uma banda que estava além de um súbito salto de popularidade e que tinha muito mais para oferecer.