Os Pixies são uma banda norte-americana formada em Boston no ano de 1986. O grupo era constituído por Charles Thompson que posteriormente mudaria o seu nome para Black Francis, na guitarra ritmo e pelo seu companheiro de quarto na Universidade, Joey Santiago na guitarra solo. Posteriormente através de um anúncio num jornal recrutariam Kim Deal, uma baixista do estado do Ohio que já tinha tocado numa banda chamada The Breeders (conhecida pela música Cannonball, lembram-se? ) e o baterista David Lovering, amigo de Kim.
A banda chamou a atenção em 1988 com o seu LP Surfer Rosa, que foi considerado álbum do ano pela crítica musical.
Após uma grande digressão o grupo gravou Doolittle, o seu disco de maior sucesso entre o público e a crítica. Uma das canções do álbum ” Here Comes Your Man”, tornou-se um radio hit e foi uma música muito tocada na altura por toda a Europa, inclusivamente nas discotecas portuguesas.
Foi precisamente no auge da banda que começaram a surgir os primeiros problemas, especialmente entre Francis e Kim que teriam maior incompatibilidade musical, e que dois anos mais tarde ditaria o fim dos Pixies.
Em 1990 ainda gravaram o álbum Bossanova que atingiu o 3oº lugar nos charts ingleses o que confirmaria o seu maior sucesso na Europa onde eram mais queridos.
No ano seguinte seguiu-se a gravação do álbum Trompe le Monde. Foi quando se deu a explosão do Grunge com os Nirvana, Sonic Youth, Pearl Jam, Smashing Pumpkins, entre outros, tendo todos estes grupos uma influência vincada dos Pixies. Kurt Cobain chegou, inclusivamente a admitir que o primeiro single de Nevermind, ” Smells Like Teen Spirit”, considerado o maior êxito e mais emblemático da geração de 90, foi uma tentativa de imitar os Pixies.
Os grandes êxitos da banda estão reunidos neste Wave of Mutilation: The best of Pixies. Podemos ouvir “Bone Machine”, “Nimrod´s Son”, “Gigantic”, “Vamos”, “Hey”, “Monkey Gone to Heaven”, “Debaser”, “Where is my mind?”, “Here Comes Your Man”, entre outros.
Aconselhado para quem não tem a discografia completa dos Pixies e quer recordar esta banda tão inspiradora e revolucionária. A gravação do CD é muito boa o que implica muitas e prazeirosas audições. Recomendado!