O mais recente disco dos Wednesday é até agora, o seu melhor. Rock alternativo com toque country e bastantes emoções à flor da pele.
Posso dizer que, apesar do que podem ouvir na rua, que a música está bem entregue nas novas gerações. É só a questão de saber onde ouvir e procurar. Os Wednesday misturam indie com rock e shoegaze e com Rat Saw God mostram um dos discos mais interessantes do ano.
Na voz temos Karly Hartzman , uma voz que estremece como a de Mitski e que parece sentir cada frase profundamente. Temos também lembranças de Car Seat Headrest na épica “Bull Believer” e os seus incríveis oito minutos e meio. Esta canção em crescendo como o “Drunk Drivers” que termina com Hartzman a gritar “Finish him” durante uns bons quatro minutos e é uma marca deste mais recente trabalho dos Wednesday. “Não há grande diferença entre o punk e o country”, disse o guitarrista à NME. “Há dor em ambos”. E talvez este seja onde está o trunfo de Rat Saw God. No som sujo e sentido à americana onde as letras podem levar-nos a uma vivência comum, não muito distante de composições como as de Phoebe Bridgers ou Mattiel.
O country continua presente, como em “Formula One” ou “Chosen to Deserve” onde a temática tem muito de semelhante com o rock (“Now everywhere is loneliness and it’s in everything”) mas quase que destoa no meio de tanta guitarra distorcida. Isso só não acontece porque a voz de Hartzman funciona como perfeito fio condutor das composições.
As letras são sobre uma vivência suburbana e tudo o que isso acarreta, de festas a drogas a imagens mais mundanas como alguém que diz “America’s a spoiled child that’s ignorant of grief” que depois oferece barras inteiras de chocolate no halloween, como aparece em “Quarry”, ou a levar um choque e desmaiar num ensaio da banda, em “Got Shocked”, canção que podia perfeitamente fazer parte do catálogo dos Pixies ou Nirvana, que se espera que esteja algures no subconsciente deste grupo da Carolina do Norte.
Com este trabalho indiscutivelmente emocional, por vezes, abrasivo e agressivo, os Wednesday conseguem lançar um dos melhores discos de rock este ano.