Agora é só contar os dias e as horas para mais um Festival Super Bock, Super Rock. Começa nesta quinta-feira, e durante três dias o Parque das Nações será o recinto onde muita e boa música poderá ser vista e ouvida.
Já não falta muito para a edição 2017 do SBSR. Se as nossas contas estiverem certas, aquele que é um dos festivais mais adultos do nosso país está quase a cumprir as suas vinte e três primaveras. Como tem acontecido nas edições mais recentes, depois de se ter espraiado durante algum tempo pelo Meco, voltará a ter lugar na zona do Parque das Nações, e ocorrerá nos próximos dias 13, 14 e 15. Como vê, está por dias. O Altamont vai andar por lá na tentativa de vos ir mostrando o que foi programado para este ano pela Música no Coração. Vamos às nossas escolhas do cartaz dos três dias? Então, tomem lá nota.

Quinta-feira, 13: distribuídos pelos quatro palcos do recinto, o primeiro dia apresentará alguns nomes bem sonantes, pelo que desde logo nos parece fazer sentido registar as presenças de Red Hot Chili Peppers, The New Power Generation feat. Bilal e os portugueses Capitão Fausto. Tudo isto no espaço principal, o Palco Super Bock. Os mais badalados portugueses do momento, a banda que melhor acompanhou o malogrado Prince e os veteranos icónicos liderados por Kiedis e Flea abrilhantarão a festa do primeiro dos três dias. Mas há mais, naturalmente: no Palco EDP teremos, por exemplo, The Legendary Tigerman (incendiário maior do blues-rock português), mas também Kevin Morby (nome muito aguardado por nós) e os brasileiros Boogarins, que mais uma vez regressam a solo luso. Um pouco mais ao lado, no Palco Carlsberg (a mistura de cervejas é uma realidade neste Festival) podemos assistir a Tuxedo e à dupla Xinobi + Moullinex, o que é sempre sinónimo de boa dança. Referência ainda, nessa quinta-feira, para Throes + The Shine, Manuel Fúria e os Náufragos, Minta & The Brook Trout. Todos portugueses, todos bem diferentes, todos a lutar por um lugar maior no nosso panorama musical.

Sexta-feira, 14: dia mais dedicado ao hip-hop tuga num festival assente numa base de pendor rock. Será possível? Sim, é, e os nomes em presença não deixam margem para dúvidas. Future (Palco Super Bock), Pusha T, Akua Naru, Língua Franca e Slow J (todos no Palco EDP) bastam para confirmar o que dizemos, embora nem todos sejam artistas lusos. Para quem preferir outras geografias sonoras, há ainda a mencionar a melancolia dos London Grammar e a festividade dos The Gift, no Palco Super Bock. Uma última sugestão bem reveladora da nossa curiosidade: Jessie Reyes. O que trará até nós a menina canadiana que tem sido falada em todo o mundo? É o que iremos ver, com a certeza de irmos ouvir uma voz cheia de emoção a comandar todo o concerto.

Sábado, 15: último dia, e mais uma leva de nomes para todos os gostos e sensibilidades. No palco principal, os cabeças de cartaz Deftones, mas também Fatboy Slim e Foster The People. Ou seja, rock com travo a metal alternativo, eletrónicas diversas e pop mais juvenil, é esta a receita escolhida para o maior palco do recinto. Já nos outros, a nossa escolha incidirá em Seu Jorge “The Life Aquatic”: Tributo a David Bowie, Silva e Bruno Pernadas. Muita, mas muita expectativa mesmo, a propósito do concerto de Seu Jorge, naturalmente. Mas também em Silva, que há pouco lançou um disco todo feito com canções da deusa Marisa Monte. Todos eles no Palco EDP, assim como nesse mesmo local tocará James Vincent McMorrow, o irlandês que cresceu a “querer escrever canções como Neil Young”. Finalmente, os ótimos Sensible Soccers no pequeno Palco LG by SBSR.FM.
Estas são as nossas escolhas. A esperança é que venham a confirmar-se como as melhores. Para já, é sobretudo com estes nomes que faremos a festa. Até breve, Super Bock, Super Rock. Lá estaremos.