Se Revolver e Sgt. Pepper’s foram um molhar de pés na onda psicadélica, Magical Mystery Tour viu os Beatles a mergulharem de cabeça no ácido lisérgico
Em 1967, os Beatles deram o início ao Summer of Love, quando, a 26 de Maio, lançaram a sua obra-prima Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O disco, gravado ao longo de quatro meses (uma eternidade para o grupo) foi um divisor de águas, não só no percurso da banda como na história da música popular. A glória, no entanto, não durou muito: a 27 de Agosto, o manager e mentor do grupo, Brian Epstein foi encontrado morto devido a overdose de comprimidos para dormir. Para muitos fãs e biógrafos, esta data representa o início do fim dos Beatles.
Não houve muito tempo para fazer o luto. Duas semanas depois, o quarteto começaria a filmar o seu terceiro filme, Magical Mystery Tour, uma trip psicadélica baseada numa ideia indefinida atribuída a Paul McCartney. A banda sonora do filme, que consiste em músicas dispersas gravadas ao longo desse ano, é uma viagem delirante à mente dos Beatles, explorando as várias facetas do movimento psicadélico nascente. “Magical Mystery Tour”, que dá início às hostilidades, é uma fanfarra exuberante que entra em locomoção graças à secção de sopros e à bateria precisa de Ringo, que carrega a canção nos ombros à medida que esta acelera e desacelera. “Flying” é uma pérola injustamente esquecida, um raro instrumental psicadélico que demonstra mais uma vez a soltura com que o grupo embarcou no projeto.
É impossível falar de Magical Mystery Tour sem falar de “I Am the Walrus”, talvez o momento mais emblemático do filme e do álbum. Com as suas referências a outras músicas dos Beatles (e as referências que gerou no processo), gravações de rádio introduzidas no seu tecido musical e uma letra caleidoscópica que nem Dylan se atreveria a escrever, “I Am the Walrus” é, sem sombra de dúvida, a obra-prima do psicadelismo dos fab four.
Originalmente lançado como um EP duplo no Reino Unido, a versão americana (que se tornou a versão oficial), foi aumentada com a inclusão de singles desse período. “Strawberry Fields Forever”, lançada antes de Sgt. Pepper’s é um monumento de engenharia musical, uma canção repleta de camadas que, reza a lenda, foi um dos motivos que levou Brian Wilson a cancelar o lançamento de Smile. De resto, “Baby, You’re A Rich Man” e “All You Need Is Love” continuam o percurso sinfónico do álbum anterior, cedendo no entanto, aos excessos psicadélicos da era de uma forma mais explícita.
No ano seguinte, a criação do Álbum Branco seria um processo muito mais fragmentado em termos de dinâmica de grupo, e a capa sóbria que deu o sobriquet ao disco claramente demarca o final da era psicadélica para os Beatles. Magical Mystery Tour representa assim o sonho febril antes do “rude awakening” que levaria ao fim do grupo três anos depois.