Já faz dois anos que o Cartaxo deu início às noites de rock psicadélico, onde as primeiras partes são feitas por vinho e grelhados na Ribatejana. Na última quinta-feira, as Cartaxo Sessions foram patrocinadas pelos Black Bombaim e pelos Wooden Shjips, que tomaram conta dos visitantes do Centro Cultural.
Ripley Johnson, guitarrista dos Wooden Shjips, tinha passado por estas bandas em Setembro para um concerto fatal na Zé dos Bois com os seus Moon Duo. Mas naquela noite as fatalidades eram outras.
Os Black Bombaim conseguiram fazer de um concerto de abertura uma casa cheia e de um alinhamento uma viagem sem destino. Com um público expectante e focado, o trio de Barcelos entregou-se aos instrumentos e descarregou através deles as energias que se cruzavam no auditório. Numa coordenação quase violenta entre a força da bateria, os prolongamentos do baixo e os gritos da guitarra, os Black Bombaim definiram o seu concerto como longo e elaborado, ignorando aplausos e nomes de músicas em prol da esquizofrenia do rock psicadélico.
A entrada dos Wooden Shjips ditou a mudança de cenário, que só se completou com a mudança de papéis dos figurantes que preenchiam a plateia. O Centro Cultural transformou-se num auditório pintado por luzes fugidias e sombras alegres e dançantes. Quanto à banda sonora, essa consistiu num quase integral Back To Land. O álbum, nascido no fim do ano passado, definiu-se como o mais forte do grupo e elevou-se na sua representação ao vivo. “Ghouls”, “Ruins” e “Back To Land” domaram a jornada, onde os transeuntes viajavam sem tirar os pés do chão. Em palco, os ordenados e robotizados Wooden Shjips mostravam-nos as dimensões possíveis daquele concerto intraespacial. Já o público empenhava-se em conhecer a liberdade corporal que aquela viagem mental oferecia. Por isso, em espírito conquistador e ao jeito de Woodstock, esse mesmo público ornamentou a tela do palco com os seus vultos.
No fim, a luz caçou-nos para a realidade e a noite trouxe-nos de volta a Lisboa (neste caso) a desejar mais noites no Cartaxo e o regresso apressado dos Wooden Shjips.
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(Fotos: Francisco Fidalgo)