Junho é um mês diferente de todos os outros. Com a despedida da Primavera, as brisas acalmam-se e o sol fica mais vaidoso. Lisboa veste-se de Santo António – com sardinhas no prato, cerveja na mão e tonsura no couro cabeludo – e o Porto de São João. Chegam os festivais de música, seja no recinto do Parque da Cidade ou no mais castiço beco de alfama. Há feira do livro. Há competições desportivas, caso seja ano para tal.
Enquanto a juventude celebra graduações, do liceu à universidade, alguns aproveitam para viajar e outros esperam pela sua vez. Não há nada a fazer senão contar os segundos para a liberdade do recreio de Junho. Pior ainda se, para além do mês de Junho, estivermos à espera de alguém. O ofício mais penoso é de quem não pode (ou quer) saltar para o recreio de Junho sozinho.
Mas sabem, também Serena, esposa de Wes Montgomery, esperou para partilhar o mês de Junho de 1961 com o seu marido. Wes, noctívago e teimoso, passava as noites acordado, de luz baixinha e a tocar sem palheta – apenas com o polegar – para não acordar ninguém. Como não sabia ler música, ia percorrendo o braço da sua guitarra, uma Gibson L-5 CES, em busca das mais doces notas que, juntas, formavam o melhor acorde possível, para aquele momento. Montgomery nunca precisou de pautas: bastou olhar para Charlie Christian, desenvolver o ouvido e, por fim, apaixonar-se. Uma paixão que, até no mais quente mês de Junho, com o suor e calor, pede proximidade. O resultado? “While We’re Young” e, posteriormente, sete filhos.
Com uma pira localizada nos dedos e no swing, ele estava a ser posto à prova: The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery fora um sucesso um ano antes. Será que conseguiria ter mais um sucesso a solo? Ele era já o menino bonito dos quartetos de Harold Land, Cannonball Adderley e James Clay. Para não falar do sucesso que já estava a fazer com os Montgomery Brothers, conjunto que tinha com os seus irmãos Monk e Buddy. A resposta veio com So Much Guitar!, que, apesar de ter sido gravado e lançado em Agosto, foi escrito no amor de Junho.