Mais do que o primeiro disco a utilizar o adjetivo “psicadélico” no seu título, a estreia dos 13th Floor Elevators acendeu a chama que daria origem à revolução do ano seguinte.
Provavelmente, ouvimo-los pela primeira vez em Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era, 1965–1968: A progressão de acordes icónica, o drone da jug eléctrica, e o rugido eletrizante de Roky Erickson, que nos deixou em Maio de 2019. “You’re Gonna Miss Me” é daquelas canções que capturam a energia visceral do rock e lançou a breve carreira de uma banda verdadeiramente eletrizante.
Oriundos de Austin, os 13th Floor Elevators começaram o seu percurso musical em 1965 como uma banda de R&B não muito diferente dos Rolling Stones uns anos antes. A grande diferença, que os separava de outras bandas semelhantes era a jug elétrica de Tom Hall (no fundo, uma garrafa de moonshine, com um microfone acoplado) que criava um drone distinto que caracteriza a discografia do grupo. Hall também foi o responsável pelo texto que acompanha o álbum no qual promove o consumo de LSD para atingir um “estado de consciência não-Aristotélica”.
Mas que é feito do disco que existe por trás do culto e do olho que enfeita a capa? Por um lado temos “Roller Coaster” que zigue-zagueia em velocidade e dinâmica, começando como uma simples groove dissonante e acabando num frenesim psicótico. Por outro, temos os acordes viscosos de “Splash 1 (Now I’m Home)” ou o baixo propulsor de “Reverberation (Doubt)” que, enquanto o mundo olhava para o outro lado, geraram a carreira de inúmeras bandas que encontraram nos anos sessenta uma fonte inesgotável de inspiração, como os Brian Jonestown Massacre, Black Market Karma e os Spacemen 3 (que gravaram uma versão de “Roller Coaster” para o seu disco de estreia).
The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators é a primeira pedra do rock psicadélico. Após gravarem um excelente segundo disco, Easter Everywhere, lançado em 1967, Roky Erickson foi diagnosticado com esquizofrenia, acabando por se afastar dos discos por uns anos, durante os quais o seu grupo atingiu o estatuto mitológico reservado apenas aos verdadeiros pioneiros.