Peixe : Avião é o terceiro disco do coletivo de Braga com o mesmo nome. Denso, hipnótico e momento maior da música portuguesa em 2013, a passagem para palco apenas reforça toda a pertinência desta aventura. Lisboa teve a oportunidade de confirmar isso no sábado, quando os cinco músicos apresentaram a novidade num lotado pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).
Como numa viagem e numa história com princípio, meio e fim, o concerto seguiu o alinhamento do novo disco, momento maior da carreira dos Peixe:Avião: foram tocados consecutivamente os nove temas do álbum, seguindo-se uma pausa e um posterior encore com alguns dos momentos mais marcantes do grupo até 2013. Ao longo de 45 minutos, toda a densidade da novidade foi potenciada – tudo é mais e melhor na passagem para palco, para mais num espaço com tão boas condições técnicas como o CCB.
“Amarras”, a fechar a jornada, deu um fim catártico a um concerto de contrastes emocionais e musicais, tanto indo ao rock e à confrontação como a momentos mais atmosféricos e minimalistas. Ronaldo Fonseca, vocalista, lidera o grupo como o seu homónimo leva uma famosa equipa de futebol às costas – a conta bancária pode não ser a mesma, mas a missão é cumprida com grande pinta.
No encore, as passagens por reportório anterior comprovam que os peixe : avião de 2013 são claramente uma banda diferente dos peixe : avião até aqui: longe de fracas, as canções do passado do grupo são diamantes em bruto que permitiram ao grupo caminhar seguramente até se confirmar hoje como uma certeza absoluta da nova música portuguesa. Conseguiram ao terceiro álbum o que muitos procuram ao longo de uma carreira. Não está nada mal.
Na primeira parte, os também bracarenses Long Way to Alaska não poderiam ter sido melhor porta de entrada nesta noite: melódicos e com muita luz para oferecer, trouxeram o recente EP The Life Aquatic a um palco que os merece e a um público atento e disposto a absorver as doces canções dos quatro jovens músicos. Já são grandes e vão ser ainda maiores.
(Fotos por Rogério Ribeiro)
peixe : avião
Long Way To Alaska