The Leisure Society são uma banda formada por Nick Hemming e Christian Hardy, depois do primeiro se ter juntado ao segundo em 2006, em Londres, para gravar “umas coisas”. Este Alone Aboard the Ark é já o terceiro registo de ambos sob este nome.
Hemming fez parte de alguns projectos já onde se incluem She Talks To Angels, Unisex e ainda The Telescopes, para além de ter composto umas bandas sonoras mais ou menos ao início da sua carreira de compositor. Enquanto The Leisure Society, Hemming editou The Sleeper, álbum com nítidas influências de Nick Drake, em 2009, o que lhe valeram aparições no Big Chill e no festival Green Man, evento na fronteira de Inglaterra com o País de Gales e que é conhecido por não ser suportado por grandes empresas, para além, obviamente, de ser um festival com sucessivos magníficos cartazes.
Alone Aboard the Ark é um álbum que nos transporta para os mundos de M. Ward, Will Oldham ou Smog. É um disco que trilha o seu próprio caminho, por vezes mais melancólico, por outras mais animado na sua folk, como a canção de abertura “Another Sunday Psalm” ou a dançável “Fight For Everyone”. Não parecendo ter algo de extraordinariamente novo é contudo um álbum muito conciso, homogéneo, que se nos deixa bem dispostos. Nunca o devemos ter longe porque vai-nos apetecer ter por perto bastantes vezes.
