O álbum de estreia de East India Youth, projecto a solo de um tal de William Doyle, poderá tombar no pote de grandes discos de 2014. Ainda é cedo para falar, mas Total Strife Forever (não, não é Total Life Forever) coloca as brasas todas na fogueira.
Pondo de lado o facto de que pouca ou nenhuma informação existe sobre este senhor, o conjunto de temas épicos de Total Strife Forever não engana.
Um álbum em tons de musica electrónica, cheio de tensão, poder e delicadeza. A influência de Eno é obvia, mas Doyle vai mais longe, criando um hipnotismo psicadélico digno de uma moca das valentes.
Não é fácil humanizar musica electrónica, mas este menino vai por ali fora, sozinho, na conquista de um espaço numa realidade musical que bem anda a precisar de um pouco mais de risco.
Espero não falar cedo demais, mas parece-me que Doyle vai longe.
De entre todos os temas, tenho de destacar o que poderá ser uma das minhas musicas preferidas dos últimos meses, “Heaven, How Long”.
Brilhante.
[William Doyle, ou melhor, East India Youth, estará em Lisboa dia 12 de Abril, no Musicbox. Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda em bilheteiraonline.pt e nos locais habituais.]
