Sábado é um dia especial. Não apenas porque à noite, no Sabotage, há Baile Rock Altamont com actuações ao vivo de PISTA e ACID ACID, mas também porque é o Record Store Day. Este dia é dedicado à celebração das lojas de música independentes que se realiza todos os anos desde 2007. Nessa altura, em que tal como hoje pairava sobre as lojas de cd e vinil o fantasma do encerramento, esta foi a forma encontrada de lembrar o quão especial é uma loja de discos. E isso faz-se, em todos os continentes, com lojas abertas com horários alargados, concertos gratuitos, promoções e edições exclusivas Record Store Day.
A edição deste ano tem como “padrinho” oficial Dave Grohl, “o homem mais trabalhador do rock n roll“, que se quis associar à comemoração do quão especial é a comunidade das lojas de discos independentes, em todo o mundo.
Uma das vertentes da iniciativa é a edição, exclusiva e limitada, de inúmeros vinis associados ao evento. Este ano temos coisas tão diversas e interessantes como um 45 rotações do tema “Dark Globe”, na versão de dois artistas: Syd Barrett no lado A, R.E.M. no lado B; um picturedisc de uma versão nunca antes editada de 1971 de “Changes”, de David Bowie; um single de “Kingdom Come” na versão de Bowie de um lado e a de Tom Verlaine, dos Television, no outro; um concerto ao vivo de Johnny Cash em Praga, em 1983, em vinil colorido; o single “Touch me I’m Dick”, da banda ficcional Citizen Dick, que surgiu no mítico filme “Singles”, contando com membros dos Pearl Jam e que conhece agora a primeira edição; a exclusiva versão em mono de Strange Days, o enorme segundo álbum dos Doors; e um single com uma versão acústica de “I Love You, Honeybear”, de Father John Misty, num disco vermelho com o formato de um coração, entre dezenas e dezenas de outras pérolas (ver lista completa das edições oficiais aqui).
Poucos destes discos chegarão a Portugal, embora haja várias lojas que terão à venda edições especiais com o selo Record Store Day. Entre nós, o dia é aproveitado para receber os clientes, com descontos e promoções várias, aproveitando a romaria que já se vem repetindo anualmente neste dia, em jeito de homenagem à música, ao vinil e às lojas independentes.
Em Lisboa, há várias lojas associadas, segundo o site Lisbon Record Shops.
A Carbono, que no ano passado esteve fechada em protesto contra o Iva sobre a música, prometeu que, se resistisse mais um ano, teria surpresas em 2015. Ora a surpresa é que, por cada venda, o comprador pode girar a “roda da fortuna”, habilitando-se a vários prémios, leia-se discos.
A TNT fará 10% de promoção em todos os discos e terá à venda várias edições oficiais Record Store Day.
A Louie Louie fará descontos e terá também à venda algumas delícias oficiais do evento.
A Groovie funcionará em horário alargado, terá descontos que vão dos 10 aos 20% e vai oferecer mais de 100 discos aos clientes!
A Carpet & Snares, mais dedicada à música electrónica, festejará um dia mais cedo, ou seja, já esta sexta-feira. Terá descontos até 40% e vários DJ a animar a loja durante toda a tarde.
A Twice, no Príncipe Real, aposta nos descontos nos discos acima de 10 euros e terá muitas novas entradas nos discos em promoção, a dois euros cada.
A Magic Bus estará aberta apenas entre as 18 e as 21h, com descontos de 20% nos discos usados e de 10% nos novos.
A Sound Club Store vai também aderir, prometendo descontos na compra de vários discos.
No Porto, a Matéria Prima vai ter um dia recheado. Haverá desconto de 25% em todos os artigos (excepto últimas novidades) e também uma já clássica tômbola, com vários prémios da loja. Haverá concertos de Rita Braga e Polido, bem como inúmeros DJ sets e uma promoção especial de material de editoras portuguesas.
O site oficial do Record Store Day sinaliza 17 lojas em Portugal que aderiram ao movimento. No entanto, não só esta lista é pouco fiável (algumas até já fecharam…) como, na verdade, não é assim tão importante se são ou não parceiros oficiais. A verdade é que a esmagadora maioria das lojas de discos independentes se associam ao dia, mesmo sem ligação ao evento.
Acabamos este texto como acabámos a antecipação do Record Store Day há um ano.
Com promoções ou sem promoções, com ou sem concertos, aproveite este sábado para celebrar a música e apoiar as essenciais lojas independentes. E, se puder, compre um disco. Ou vários.
E, acrescentamos agora, acabe a noite no Sabotage, ao som do Baile Rock Altamont.