A indústria musical está em mudança há mais de uma década, mas a novidade de 2014 foi o aumento das vendas de discos de vinil, com as receitas de streaming também em galope acelerado. São estes os únicos segmentos em alta significativa no que toca à venda legal de música.
Em termos de vinil, o formato que mais nos enche as medidas, foram divulgados recentemente alguns dados sobre os discos mais procurados, tanto nos EUA como o Reino Unido.
Na terra dos Beatles, os vinis mais vendidos foram, por esta ordem: The Endless River, dos Pink Floyd; AM, dos Arctic Monkeys; Royal Blood, da banda do mesmo nome; Definitely Maybe, dos Oasis; Dark Side of the Moon, de Pink Floyd; Lazaretto, de Jack White; The Stone Roses, da banda homónima; Sonic Highways, dos Foo Fighters; Led Zeppelin, o álbum de estreia da banda de Page e Plant; e What’s the Story Morning Glory, dos Oasis.
Nos EUA, os últimos dados disponíveis (já com algum delay) apontam os seguintes vencedores: Lazaretto, de Jack White; AM, de Arctic Monkeys; Turn Blue, dos Black Keys; Ultraviolence, de Lana del Rey; e Morning Phase, de Beck.
Alguns padrões se podem analisar destes dados: as reedições de álbuns marcantes continuam a dominar as vendas de vinil, com muitos consumidores à procura de ter, nesse formato nobre, alguns discos obrigatórios que até já teriam em cd.
Apesar de ser uma gota no oceano, a tendência mostra que continua a haver espaço para novas edições e reedições em vinil, uma vez que a compra e venda de discos clássicos originais em segunda mão mostrou sempre vitalidade (embora não haja dados oficiais desse segmento). Em Inglaterra, venderam-se 1,3 milhões de vinis novos, a primeira vez que este indicador supera a fasquia de um milhão desde 1996. Ainda assim, os vinis representam apenas 2% de toda a música comprada nesse país, onde as vendas de cd continuam a descer mas a um ritmo inferior que em anos anteriores.
Nos EUA, com dados ainda provisórios, 3,6% dos discos comprados foram em vinil. Em termos absolutos, nunca foram vendidos tantos discos nesse país desde 1991 (primeiro ano de registos da Nielsen), sendo que já em 2013 se havia fixado um máximo, agora batido.
E você, há quanto tempo não compra uma boa e grande rodela?