Hollywood está a ficar sem ideias. Vem ao Indie Lisboa ver algo diferente.
É assim que se apresenta a edição 2013 do Festival Internacional de Cinema Independente, que faz este ano 10 anos. E 10 anos, para um festival de cinema independente, é obra. Celebremos, então, de 18 a 28 de Abril, com sessões espalhadas pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema City Classic Alvalade. Ao todo, são 246 filmes repartidos em várias secções.
Por agora, o Cine Altamont centra a sua atenção na secção Indie Music – composta maioritariamente por documentários, sobre bandas e músicos. Além das sessões de cinema, há ainda o Indie By Night, que tem previstas actividades nocturnas, para todos os dias do festival. Há festas temáticas e concertos, e destacamos o concerto de Manuel Fúria, que no dia 19, vai ao Ritz tocar na íntegra o disco Mãe, dos Heróis do Mar. No dia 20, os Linda Martini celebram com o Indie Lisboa os seus 10 anos de carreira, e vão tocar na íntegra o seu primeiro álbum. Nessa noite, depois do concerto há um dj set de Peaches. No dia 24, já aqui se falou, há Revolta na Glória, e no dia 26 há um cine-concerto dos Sofa Surfers – que vão músicar ao vivo um filme de um dos seus membros, Timo Novotny.
Para saber tudo ao pormenor, o melhor mesmo ir ao site oficial, que tem tudo muito bem organizado. Aqui abaixo, resumimos a secção Indie Music, com as respectivas sessões (NOTA: se não forem lá antes, reservem o vosso domingo dia 28. Quase todos os filmes repetem nesse dia).
Parallax Sounds, de Augusto Contento.
É um documentário que explora a ligação entre a paisagem urbana e a música – neste caso, Chicago, anos 90. Entrevistas com Steve Albini, David Grubbs, Damon Locks, ken Vandermark e Ian Williams.
18/4 – S. Jorge – 22h
20/4 – S. Jorge – 00h
The Secret Disco Revolution, de Jamie Kastner.
Este é um filme não só sobre o disco sound enquanto música, mas principalmente como fenómeno cultural, antes da febre de sábado à noite. Este documentário oferece uma visão aprofundada do disco enquanto cultura de protesto e movimento de libertação dos marginalizados da sociedade norte-americana
18/4 – City Classic Alvalade – 21h30
27/4 – S. Jorge – 21h45
Under African Skies, de Joe Berlinger
25 anos depois de agitar o ambiente político em terras africanas, com o histórico Graceland, Paul Simon regressa à África do Sul, num reencontro que traz de volta à memória fantasmas do passado, e em que relembra o contexto polémico, em que o disco saíu. O filme conta ainda com testemunhos de David Byrne, Quincy Jones e Harry Belafonte.
19/4 – S. Jorge – 21h45
28/4 – City Classic Alvalade – 19h
Trains of Thoughts, de Timo Novotny.
Conhecemos Timo Novotny por ser um dos elementos dos Sofa Surfers, mas ele também realizador. Neste filme, ele mergulha no subsolo, e explora a magia dos metropolitanos de cidades como Nova Iorque, Tóquio ou Moscovo, captando as especificidades de cada um destes lugares, por onde passam diariamente milhões de corpos, indiderentes uns aos outros.
20/4 – City Classic Alvalade – 00h
28/4 – City Classic Alvalade – 14h45
Peaches Does Herself, de Peaches.
De e sobre a própria, este filme baseia-se num espectáculo que Peaches concebeu como um musical da Broadway, mas com muito mais sexo e rock’n’roll.
20/4 – S. Jorge – 21h45
28/4 – S. Jorge – 21h30
Art Will Save The World, de Niall McCann.
Kurt, de Adarsha Benjamin.
A sessão abre com uma curta metragem, um tributo a Kurt Cobain.
Art Will Save The World é um filme sobre Luke Haines, artista esquecido pela imprensa, mas que no final dos anos 80 fundou os The Servants, e lançou as bases da Britpop.
21/4 – S. Jorge – 14h30
27/4 – S. Jorge – 21h30
The Rolling Stone – Charlie Is My Darling – Ireland 1965, de Peter Whitehead/Michael Gochanour.
A digressão dos Stones, em ’65 na Irlanda, foi captada por Peter Whitehead, que os acompanhou dentro e fora do palco, e captou a juventude, irreverência e ambição da banda. 37 anos depois, Michael Gochanour e Robin Klein restauraram e ampliaram essas imagens, e entrevistaram os membros da banda.
23/4 – S. Jorge – 21h45
28/4 – S. Jorge – 21h45
Big Star: Nothing Can Hurt Me, de Drew DeNicola.
Este é um documentário sorbe a importância da música dos Big Star em várias pessoas – artistas e não só – e conta a história de um grupo que só se tornou famoso depois de acabar. Misturadas com entrevistas feitas nos dias de hoje, estão imagens de arquivo raras.
24/4 – S. Jorge – 21h45
28/4 – S. Jorge – 19h
Charles Bradley: Soul of America, de Poull Brien.
Só aos 60 anos pôde o mundo descobrir a música e o talento de Charles Bradley, um soul brother à antiga, mas que teve uma vida dura, de pobreza e tragédia, que foi adiando o sonho de ser músico profissional. Este filme documenta a chegada ao Olímpo, com a gravação do seu primeiro disco, em 2011, e a consequente digressão.
26/4 – S. Jorge – 00h
28/4 – Culturgest – 22h
Jards, de Eryk Rocha.
Este é um documentário musical invulgar, mais próximo de um ensaio poético, sobre a vida e obra do cantor e compositor brasileiro Jards Macalé.
27/4 – City Classic Alvalade – 23h55
28/4 – City Classic Alvalade – 14h30
Turning, de Charles Atlas.
O artista visual Charles Atlas acompanhou a digressão europeia de Antony and the Johnsons. Mais que um simples tour doc, este filme é um exercício visual que se aproxima do universo androgeno das músicas compostas por Antony Hegarty
27/4 – S. Jorge – 18h
28/4 – Culturgest – 16h45
Musicbox Club Docs: Bizzarra Locomotiva, de Paulo Prazeres.
Lisboa Orquestra, de Guillaume Delapierre.
Sessão dupla, que começa com um exercício sonoro captado por um estrangeiro em Lisboa, que nos presenteia com diferentes sinais de vida da cidade: o tocar do sino de uma igreja, um tocador de órgão que remete para o período barroco, o cantar de um fadista ou o som do eléctrico nos carris.
A série Musicbox Club Docs, assinada por Paulo Prazeres, é feita por vários filmes, que revelam a história e o universo de bandas importantes no panorama nacional. Desta vez, o foco da camera vai para os Bizarra Locomotiva, que já têm 20 anos de carreira.
28/4 – S. Jorge – 14h45