Burn Your Fire For No Witness (2014) é talvez o disco mais completo de Angel Olsen: tem momentos, momentos mais expansivos e outros mais intimistas, mais claros e mais sujos. Mas Strange Cacti (2011), o disco de estreia, tem alguns dos momentos mais bonitos de Angel Olsen: uma voz sem medo de desafinar sob arranjos mais acústicos e simples, que me prova que nem sempre a voz mais afinada é a que mais me toca.
“Creator Destroyer”, o tema de encerramento, é dos mais bonitos que conheço, e dos que mais me emociona (não só a mim: numa versão ao vivo que se encontra no Youtube, a senhora Olsen termina retirando o peso da canção – e só o facto de ter sentido necessidade de desanuviar o ambiente diz muito sobre o peso do tema).
Possivelmente, é a minha letra favorita de todas as canções que já ouvi: mais do que me identificar, encontro nela uma beleza e uma originalidade sem par, uma canção triste de despedida e de encerramento que a voz de Olsen, e a forma como a canta com tanta “verdade”, como se cada palavra lhe custasse a vida, torna ímpar. O refrão, então, é fabuloso: “My darling / how are you? / how have you been lately? / I only seem to speak to you of superficial things”. O que impressiona é talvez que, depois desta canção dupla de encerramento (do disco e de uma relação amorosa), que Angel Olsen termina com “Fuck this and everything we’ve done / Fuck you / Fuck you and your lies“, ainda cá esteja em 2015 e ainda tenha tido tanto para dizer nos dois discos seguintes sem que nos soasse ao mesmo. Enfim, é só uma canção: mas das grandes.
