Master of Puppets é um álbum de faixas brilhantes e considerado por muitos o melhor disco de Metallica. “Welcome Home (Sanitarium)” ajuda a elevar o este disco a um maior nível de perfeição.
É uma balada, sim, numa altura em que os Metallica ainda não nos tinham habituado às baladas (a primeira foi “Fade to Black”, no disco anterior, Ride the Lightning), com mais de 6 minutos.
Começa apenas com um ligeiro dedilhado e como se estive a tocar um relógio para logo vir baixo tranquilo e uma bateria suave. E quando entra a guitarra, ocupa o espaço todo e arranca logo com um solo que já nos mostra que o que vamos ouvir não é uma coisa qualquer.
A letra é densa: sanitarium (sanatório) é uma instituição mental de onde o paciente pode sair sempre que quiser. E a letra fala precisamente sobre essa dualidade entre a prisão e a liberdade.
E quando a calma das guitarras iniciais explode num frenesim parece-nos que foi tomada a decisão de sair mas a confusão mental persiste para culminar numa bateria dramática.