Recriar. Reinventar. E reescrever uma noite em que todos soubemos ganhar. Na segunda sala cheia da semana, os Linda Martini apresentaram-se com “Queluz Menos Luz”. No compasso certo, o Dia dos Namorados desconstruiu-se e revelou-se nos corpos quentes, ávidos de música. O amor só chegou mais lá para o fim e foi em forma de combate.
A plateia fazia-se calma aos primeiros acordes, mas logo acordou ao som de “Sapatos Bravos”, que nos introduziu ao hino da revolta, “Ratos”. Sob esse mote e com as primeiras palavras do baterista Hélio Morais, assumiu-se o objectivo colectivo de superar (ou de os fazer superar) a noite anterior. O público, ainda morno, guerrilhava com a plateia fantasma que já tinha definido como histórico o concerto em que a invasão de palco voltou a fazer parte das actuações de Linda Martini. Na noite de dia 14 não houve invasão de palco, mas houve uma plateia selvática, dedicada e incansável, que lutou até conseguir o tema a mais. “Dá-me A Tua Melhor Faca” era o ingrediente necessário a um público em êxtase crescente, onde uns corpos planavam sobre os outros, em viagens pela discografia da banda. Crowdsurfers no masculino e também no feminino.
A primeira foi mesmo Gisela João, convidada para dar voz a três temas dos Linda Martini e a um de António Variações. Na incógnita do que seria a fusão do fado com rock, a escolha das músicas não poderia ter sido a melhor. “As Putas Dançam Slows”, um dos clássicos mais bonitos e mais esquecidos, regressou aos palcos com a força dos vocais da fadista. E depois do dueto de “Pirâmica”, com a dupla de vozes a ocuparem os espaços certos, chegou o momento da rendição com “A Corda Do Elefante Sem Corda”. E se ela não souber se vai voltar, nós dizemos que nunca nos fomos embora sem ela. Gisela João despediu-se com um “Adeus Que Me Vou Embora” e deixou-se levar nos braços da audiência que, a partir daí, se dedicou a acolher outros aventureiros em ebulição com temas como “Amor Combate” e “Cem Metros Sereia”.
Só faltava o “Adeus Tristeza” como despedida de uma noite em que o fim seria tão triste como a música.
(Fotos: Diogo Lopes)
Alinhamento:
Queluz Menos Luz
Sapatos Bravos
Ratos
Juventude sónica
Febril (Tanto Mar)
Juárez
Partir Para Ficar
Volta
Panteão
Belarmino
As Putas Dançam Slows
Pirâmica
A Corda do elefante sem corda
Adeus Que Me Vou Embora
Amor Combate
Cem Metros Sereia
Dá-me A Tua Melhor Faca
Lol