Há pouco mais de 20 anos, a banda de Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe, Kinorm e Elísio Donas lançou o álbum que os iria cimentar como uma banda de culto como poucas em Portugal: O Monstro Precisa de Amigos. Em dezembro de 2020, tivemos a oportunidade de reafirmar a importância dos Ornatos Violeta e o seu “Monstro”.
Num Campo Pequeno lotado, com uma energia incrível de antecipação e um palco em formato 360º que permitiu dar força a um sentimento de proximidade, o concerto começou atrasado. Mas assim que a banda do Porto entrou em palco, foi um imediato reconhecimento e agradecimento mutuo entre público e banda. Arrancaram com um tema (pouco) inédito “Como Afundar”, passando depois para temas como “Tanque”, “Pára de Olhar para Mim”.
Assistimos a uma banda forte e coesa (muitos abraços pelo meio, entre eles) que, apesar de um ou outro (mínimo) engano, conseguiu mostrar porque os Ornatos Violeta são uma banda de culto.
Ouviu-se, e sentiu-se, o êxtase colectivo em clássicos como “Ouvi Dizer”, “Chaga”, “O.M.E.M”, “Capitão Romance” ou “Coisas” mas o entusiasmo também foi forte em temas como “Punk Moda Funk”, “A Dama do Sinal”, “Dia Mau”.
A casa, cheia, acompanhou todas as músicas num tom uníssono. Havia euforia no ar e o sentimento era o de estarmos todos a fazer parte de uma reunião entre velhos amigos. Também palpável foi o carinho dos músicos para com o público.
Com uma setlist semelhante ao último concerto dado no Porto, houve três encores, onde revisitaram músicas do “Cão”, terminando com a belíssima “Raquel”, com todos a dançarmos a melodia de orquestra (o antigo hino da RTP, que acaba o Monstro), numa simbiose (apoteose?) perfeita.
Foi, a nosso ver, um concerto quase perfeito: as luzes brilharam, o som esteve quase (quase) sempre bom, público e banda em sintonia. Saímos todos de coração cheio.
O Manel, com o seu dom de simplificar os mais complexos sentimentos, resume a noite: “Foi lindo, lindo, lindo!”
Alinhamento:
- Como Afundar
- Tanque
- Pára de Olhar para Mim
- Ouvi Dizer
- Nuvem
- Notícias do Fundo
- Há-de Encarnar
- O.M.E.M.
- Chaga
- Coisas
- Deixa Morrer
- Devagar
- Capitão Romance
- Pára-me Agora
- Dia Mau
Encore 1:
- Tempo de Nascer
- A Dama do Sinal
- Fim da Canção
Encore 2:
- Débil Mental
- Punk Moda Funk
Encore 3:
- Chuva
- Dias de Fé
- Raquel
Texto: Margarida Santos || Fotografias cedidas por Estelle Valente




