A mítica banda de rock psicadélico/progressivo prepara-se para lançar o seu primeiro disco em 20 anos, após The Division Bell de 1994.
O anúncio foi feito via twitter pela mulher de David Gilmour, Polly Samson, que colaborou na maioria das letras do último disco dos Pink Floyd. The Endless River, nome do novo disco, é inspirado pelas sessões do álbum de 1994 e é, segundo Samson, o canto do cisne de Rick Wright, teclista, falecido em 2008.
Este será o primeiro disco da banda em 20 anos, não tendo Roger Waters voltado a participar. Feudo que dura desde 1983, desde o lançamento de The Final Cut.
O disco que esteve para ser totalmente instrumental, um pouco ao estilo de bandas como os The Orb, acabou por ter gravações de “backing vocals” e algumas vozes de Gilmour.
A cantora Durga McBroom-Hudson, que saiu em tour com os Pink Floyd nas décadas de 1980 e 1990, comentou no seu Facebook que todas as canções do novo disco são inéditas. Segundo Durga, as gravações começaram durante as sessões de Division Bell.
“É por isso que há faixas com Richard Wright. Mas David (Gilmour) e Nick (Mason) fizeram bastante coisa desde então.”
Não há informações sobre uma tour de The Endless River.