A despedida da edição deste ano do Cool Jazz fez-se com uma aposta ganha de antemão: Norah Jones voltou a Portugal e deu um concerto seguro e acolhedor.
O dia havia sido perfeito, luminoso e de verão. Ao final da tarde, começava a romaria em Cascais para o local onde, horas mais tarde, a filha do mítico Ravi Shankar haveria de embalar alguns milhares.
Norah Jones não é particularmente inventiva ou até inspirada, dirão os mais puristas. Mas sabe dar um concerto: faz um bom equilíbrio entre os temas mais conhecidos e os menos óbvios, é certinha mas brincalhona, e até pede para os espetadores aproveitarem uma música sem usarem o telemóvel: nem todos cumpriram, mas a ideia era boa.
“Come Away With Me” e “Don’t Know Why”, já na reta final, eram claramente os momentos mais desejados, mas a obra de Norah Jones merece um carinho e conhecimento maior do que aquele que a maioria do público do Cool Jazz tinha para oferecer – “Thinking About You”, por exemplo, também foi single mas de menor rotação e popularidade, o que não se pode deixar de lamentar.
Num mundo cada vez mais digital e inorgânico, sabe bem voltar a Norah Jones. Não é a melhor escritora de canções do mundo, mas é boa o suficiente para nos abraçar e envolver numa noite de verão.
Fotografias: Sara Hawk Fotografia/Cool Jazz