Canção do dia

“If We Make It Through December” – Phoebe Bridgers

Já sabemos que Phoebe Bridgers tem um dos melhores discos de 2020 — Punisher tem aparecido, até ver, nos principais tops, como o da NPR (em 4.ª) e do jornal New York Times (2.ª). Mas o annus mirabilisde Bridgers não se cinge ao lançamento deste disco: entre a nomeação para um Grammy ao dueto com Maggie Rodgers para fazer um cover de “Iris” dos Go Go Dolls, como forma de celebrar a vitória de Biden nas eleições norte-americanas, a cantautora lançou ainda um EP de Natal. E fê-lo à sua moda: com melancolia.

Bridgers deu voz a “If We Make It Through December”, uma música da lenda do country Merle Haggard. Escrita em 1973, a canção explora o desespero optimista de um operário que acaba de ser despedido da fábrica onde trabalhava mesmo antes das festividades natalícias. Naquele que deveria ser um “happy time of year”, o nosso protagonista lamenta não poder proporcionar um miminho de Natal à sua filha. Mas deixa um tom de esperança: “Got plans to be in a warmer place come summer time /Maybe even California / If we make it through December we’ll be fine.”

Esta é a situação de milhões de pessoas hoje. A pandemia e as medidas restritivas dificultaram a vida a milhares de empresas, que viram os seus negócios asfixiados por medidas restritivas de saúde pública, e os respetivos trabalhadores, que perderam o seu emprego. Para não falar dos artistas e trabalhadores independentes que ficaram sem maneira de viver, com apoios sociais de poucas centenas de euros, que chegam muitas vezes atrasados. Apesar desta merda toda, que seja um Natal feliz.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *