O aparecimento deste supergrupo em 2018 já tinha sido motivo de alvoroço. 2023 vê finalmente o lançamento de um álbum de Boygenius e é o que se esperava. Ótimo.
Tudo indicava que este supergrupo composto por Julien Baker, Phoebe Bridgers e Lucy Dacus trouxesse algo de incrível e The Record não desilude.
Estas três amigas, fãs umas das outras, acabaram por se juntar meio acidentalmente, segundo as próprias e, depois do lançamento inesperado de Boygenius em 2018, ficou no ar uma continuação deste grupo. Tivemos que esperar cinco anos por isso. Felizmente o álbum está ao nível das expetativas, o que já é dizer muito.
Talvez isto nem seja correto e seria melhor dizer que superou as expetativas já que os três estilos distintos destas integrantes complementam-se tão bem ao ponto de não termos certeza se é uma canção de Bridgers, Dacus ou Baker. Isto porque elas conseguiram que Boygenius fosse mais que a soma das partes e formasse um grupo a sério, com outra identidade.
E The Record também é um bom argumento para falar sobre o estado do indie-rock em 2023, que longe de morto ou ligado à máquina, aqui aparece, fresco e de boa saúde.
As canções são enganadoramente simples e com algumas piscadelas de olho aos 90s (“Anti-curse”, “Satanist”, “$20”) e claro que há canções que soam mais às respetivas. “$20” é de Baker, “Emily I’m Sorry” é certamente uma canção de Bridgers e “We’re In Love” só pode ter sido escrita por Dacus, onde a compositora brilha em longas histórias estilo Leonard Cohen (também ele um título de uma das faixas do disco), mas no fundo as canções são uma mistura de emoções, sobre fins de relacionamentos, sentimentos confusos e busca de uma identidade.
Isto sempre com sentido de humor sarcástico “And I’m not an old man having an existential crisis/ at a buddhist monastery, writing horny poetry“, cantam em “Leonard Cohen”. E há mais exemplos por onde escolher. “Will you be an anarchist with me? / Sleep in cars and kill the bourgeoisie / At least until you find out what a fake I am”.
Aqui as temos então, com um disco daqueles para ser ouvido muitas vezes.