Editado em 2014, o disco de Faded Paper Figures passou relativamente despercebido num ano de grandes lançamentos e estreias. Relics é o quarto trabalho de estúdio do trio californiano, assumidamente synthpop, calorento e bem disposto.
Não sendo um álbum brilhante é, contudo, viciante. Desde o arranque mais tranquilo com «Breathing», passando para as guitarras em «Not The End Of The World (Even as We Know It)» é impossível não abanar o pé enquanto as faixas do disco vão passando. Talvez soem demasiado adolescentes mas os coros e os refrões são orelhudos e cumprem o objectivo de fazer um disco que seja agradável de ouvir, embora com pouca profundidade.
«Lost Stars» é, para mim, o melhor tema do álbum e onde melhor se nota a influência de grupos como os The Postal Service (soam extraordinariamente parecidos, mesmo na voz) ou até os Belle and Sebastian (antes deste novo disco).
Entre temas mais dançáveis e outros quase chamber pop com toques eléctricos o álbum vai evoluindo. «On The Line» também merece destaque, abusando dos sintetizadores. Em algumas faixas, como «Spare Me» soa demasiado a jogo de computador dos anos 80 mas a estranheza resulta – o refrão é, aliás, viciante.
A fechar, «Forked Paths» leva o disco para um ponto mais obscuro, bastante diferente das faixas anteriores. Faz pensar, aliás, com o piano quase sem efeitos, o que é que podemos esperar do próximo disco dos norte-americanos.