O EDP CoolJazz já nos anima a vida desde 2004, e este ano não será diferente. Começou ontem o início de mais uma maratona de bons concertos, e é disso que vimos dar conta. Para além do Cartaz de 2015, e para os menos conhecedores do evento, há que referir os magníficos espaços onde o EDP CoolJazz decorre, sobretudo quando tudo acontece nos belíssimos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Ano após ano, vale cada vez mais a pena dar um salto ao sempre elegante EDP CoolJazz!
Chick Corea e Herbie Hancock abriram a edição deste ano, a 19 de julho, num concerto que foi memorável. Dois dos mais importantes pianistas do nosso tempo juntos uma vez mais, ao fim de tantos anos, numa restrita digressão europeia.
A 23, também no mesmo local, apresenta-se António Zambujo, o alentejano que já conquistou parte do mundo, sobretudo o que fala a sua linguagem, misto de fado, canção tradicional portuguesa e musicalidade brasileira. Traz-nos o recente Rua da Emenda, mas os caminhos dessa sua rua chegam a muitos outros lados. A primeira parte do espetáculo cabe a João Gil “Non Finito”.
Lianne Las Havas chega a Portugal pela primeira vez. A nova menina bonita de Inglaterra, multi-instrumentista, compositora e intérprete, vem apresentar-nos o seu mais recente trabalho, intitulado Blood. Com uma voz poderosa, cheia de sensibilidade e groove, este é um concerto que se adivinha assombroso. A voz negra que encantou Prince estará nos Jardins do Marquês a 26 de julho. Primeira parte a cargo de Izem.
O veterano Mark Knopfler vem com a sua banda, e adivinha-se um mar de gente saudosista a querer ouvir “Sultans of Swing”, “Romeo and Juliet”e “Walk of Life”, entre outros dos seus múltiplos sucessos. Depois dos Dire Straits, Mark Knopfler construiu uma já longa carreira a solo, e é a mistura desses dois tempos (o passado e o presente) que o músico se propõe mostrar a quem estiver no Parque dos Poetas, a 28 de julho.
No dia seguinte, a 29, será a vez de uma das mais belas vozes femininas do jazz atual fazer-se ouvir. Melody Gardot não precisa de apresentações. Começou a cantar como forma de terapia (por isso há quem se refira a Melody como artista acidental), e foi construindo uma sólida carreira. Vem mostrar-nos Currency of Man, o seu mais recente trabalho. O concerto da “americana que adora Lisboa” é a não perder! Na primeira parte teremos em palco o brasileiro Pierre Aderne. Tudo nos Jardins do Marquês.
Reserve a noite de dia 30 para dançar! Os greatest hits de Lionel Richie tocarão bem alto no palco do Parque dos Poetas e no coração de muitos dos apreciadores do cantor. “All The Hits, All Night Long” é o mote do concerto, e só pelo título do espetáculo parece estar tudo dito. Mais uma figura icónica que passará por Oeiras, mais precisamente no se Estádio Municipal. A primeira parte será entregue aos Cais Sodré Funk Connection.
Para o encerramento da edição deste ano, o concerto acústico dos enormes mestres Caetano Veloso e Gilberto Gil! Melhor maneira de fechar este EDP CoolJazz não poderia haver. Os génios baianos estão em digressão europeia, e chegam a Oeiras com carreiras que, somadas, já chegam aos 100 anos! A tournée chama-se “Caetano & Gil – Dois Amigos, Um Século de Música”. Vai ser muito bom!!! No Estádio Municipal de Oeiras.
O Altamont estará de olhos e ouvidos bem abertos, e nada nos escapará. O EDP CoolJazz é um renomado acontecimento musical, e por isso vamos dar nota do que nele for acontecendo. Leia-nos, mas vá também aos concertos. Com um cartaz tão variado, haverá certamente algo para todos os gostos, incluindo o seu.