Troubador é o título do segundo disco de Lula Pena. É também o título desta “canção do dia” porque, na verdade, é para se ouvir todo o disco de uma vez e não e, parcelas. O álbum está dividido em 7 actos e mostra a magia que se pode fazer com apenas voz e guitarra. Lula Pena é a nossa mais exímia trovadora, cant’autora de excepção que pega no folclore e no fado e os leva numa volta ao mundo inteiro, com passagens mais demoradas na África lusófona e Brasil, até sair dos seus dedos e cordas vocais algo completamente novo e seu. Pega no fado e não tem medo de o esventrar, o seu primeiro disco, de 1998, chamou-se precisamente Phados. Doze anos depois lançou este Troubador, disco em que junta composições originais, construídas de raiz, e outras que partem de canções tradicionais ou fados mas, claro, profundamente transfigurados.
Lula Pena passou os últimos meses em digressão internacional, do Zimbábue aos Pirenéus, e aterra este fim de semana na Casa Independente para o Magafest, sala perfeita para acolher as histórias contadas na sua voz quente.
[bandcamp width=100% height=120 album=3722443607 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 tracklist=false artwork=small track=2442374293]