Um frenesim, uma rádio em sintonização constante tornada maestro mutante. De onde vinha este som com tanto género lá dentro que aparentava ser inclassificável? Tínhamos aprendido anteriormente, via DJ Shadow, que o diálogo entre décadas musicais era nada senão uma questão de exímio recorte e colagem. Mas isto ia além. Estas composições eram mais densas, atarefadas, hiperactivas, melódicas: os The Avalanches estreavam-se no formato LP.
O arrojo veio ao de cima no antecedente EP Undersea Community: The Avalanches passaram de banda quase-hip hop samplecêntrica com vocais espevitados a ourives da pilhagem sonora. Mas em lado algum as fascinantes faixas do EP fariam prever a dimensão colossal do que se seguiria: aproximadamente 3,500 samples constituiriam as ondas sonoras do longa-duração Since I Left You.
O que pasma, excita e mitifica é a fluidez, a naturalidade: como se cada fala retirada de um filme, orquestra soluçada ou interjeição de anónimos estivessem em igual patamar de importância para carregar a vivacidade e coesão da faixa. Porventura é o caso. Fica aqui a prova 16 anos depois, tão fresca hoje como no dia em que saiu.