1993 foi um bom ano. Eu nasci, os Nirvana gravaram o mítico MTV Unplugged, e, sem vergonhas ou pudores, o Benfica chegou à semi-final da Taça dos Campeões Europeus após o histórico 4-4 contra o Bayern Leverkusen. Não vivi o que enumerei, é verdade, mas sou um legitimo herdeiro.
- No dia 12 de Março de 2005, uns dias depois do concerto de 50 Cent no Pavilhão Atlântico – com Boss AC a abrir, atenção -, o meu irmão estava desapontado. “Vou ensinar-te o que é boa música”, garantira ele, com seis discos na mão – Master of Puppets, Cowboys From Hell, Youthanasia, Siamese Dreams, Live Through This e o unplugged da noite onde o Cobain estava sentado num banco, vestindo um cardigan verde, a cantar sobre uma rapariga e a questionar o mesmo que Leadbelly: Where did you sleep last night?. Nunca mais fui o mesmo.
- Durante várias épocas, eu, o meu irmão e o meu pai íamos ao Estádio da Luz e, quer ganhasse ou perdesse, aquele momento ninguém nos tirava. Com eles, festejei cinco campeonatos nacionais e vibrei duas finais da Liga Europa. Apanhei-os tarde, que já o faziam desde 1987, mas lá acabei por entrar na dinâmica. Ninguém nos demovia e, naqueles jantares, remendavam-se problemas em frente a um polvo à lagareiro. Entre risos e lágrimas, naquela mesa tomei decisões, escolhi cursos e desabafei namoros. E comia sempre o mesmo. Sempre com os mesmos. Só os três.
Qualquer biografia minha teria estes dois episódios revestidos a bold e a strikethrough. Nesse capítulo também estaria Ben Harper, com Welcome to the Cruel World, lançado em 1993. “É o próximo Jimi Hendrix”, dizia-me o meu irmão. Na altura não sabia o que era o delta blues, mas já me tinha conformado com o facto de repetir vezes sem conta “Three of Us”, a canção que abre o disco. Serena e nostálgica, inundava-me de sentimentos ao escutar a honestidade da guitarra slide Weissenborn de Harper.
Queria terminar a semana com esta canção que, tenha 22 ou 82, me transportará sempre para os meus 15. Uma intemporalidade reconfortante. À volta da mesa. Com polvo à lagareiro. Só os três.