Em 1993, o baixista Mick Quinn junta-se ao colega de trabalho Gaz Coombes e ao baterista Danny Goffey, com quem Coombes já tocava na banda shoegaze, The Jennifers. O trio de Oxford ganha o nome de Theodore Supergrass, perdendo rapidamente o nome próprio e ganhando um quarto membro ocasional no irmão de Gaz, Rob Coombes. Em 1995, e após três singles com algum impacto mediático e de vendas, editam o primeiro álbum, I Should Coco.
Com influências de bandas como os Buzzcocks, The Jam ou Madness e composto maioritariamente nos quartos dos membros da banda a tocar muito alto, I Should Coco é um álbum de canções velozes, urgentes, descomplicadas mas apelativas. As letras são de uma efervescência adolescente, entre a observação jocosa das personagens das ruas de Oxford (como em «I’d Like To Know» ou «Strange Ones», sendo que a primeira foi composta depois de terem ouvido a segunda em reverse), de si próprios («Alright», um hino intemporal à juventude e provavelmente o tema mais emblemático da carreira dos Supergrass, de reconhecimento imediato pelo piano martelado na introdução) ou narrativas da detenção de Gaz aos 15 anos por posse de cannabis («Caught By The Fuzz»), de engates nocturnos («She’s So Loose») ou apenas de viagens de autocarro («Sitting Up Straight»).
O final do álbum esconde os temas mais «diferentes» mas de nenhum modo inferiores, como o mid-tempo quase glam de «Time» (com uma harmónica a ajudar no solo), a jam psicadélica de «Sofa (Of My Lethargy)» gravada num take e a ultrapassar os 6 minutos, ou a atmosfera acústica de influências country em «Time To Go», à qual a banda regressaria dez anos mais tarde no fantástico quinto álbum Road to Rouen.
I Should Coco tornou-se o álbum de estreia mais vendido da editora Parlophone desde Please Please Me dos Beatles, atingindo o Disco de Platina no Reino Unido com mais de meio milhão de cópias vendidas, ultrapassando um milhão em todo o mundo. E mesmo que a banda tenha sentido a necessidade de crescer e abandonar a maioria destes temas («Alright» raramente era tocado ao vivo nos últimos anos de existência dos Supergrass), o seu impacto na carreira da banda, no movimento Britpop e na vida de adolescentes de todas as idades foi gigantesco.