Que Jack White é um amante da música, dos blues e do rock à moda antiga, já não é novidade para ninguém. Mas há quem não saiba que é o dono da Third Man Records, editora e loja especializada em vinil, em Nashville, onde vive. Essa obsessão com os discos físicos tem-no levado a várias aventuras, mas agora a coisa está a ficar ridícula, no bom sentido: White associa-se à comemoração do “Record Store Day” e vai tentar bater o recorde do disco mais rápido de sempre a ser feito.
Às 10 da manhã de 19 de Abril, White entrará no estúdio da Third Man Records. Aí tocará, a solo, uma versão de “Lazaretto”, tema-título do seu novo disco. Esta sessão de uma só música será gravada directamente em acetato, sendo este transportado de imediato para a United Record Pressing, que de imediato começará a produzir os 45 rotações. A capa e restantes imagens do single serão captadas enquanto White toca. Em poucas horas, os exemplares terminados serão levados para a loja da Third Man Records, onde um sorridente Jack White os venderá ao balcão. “Enquanto houver fãs à espera para comprar o single, a United continuará a produzir e entregá-los na Third Man, para venda, mesmo que dure todo o dia”, explica o site do criador de Blunderbuss. Com isto, White quer voltar a valorizar os discos físicos – e exclusivos – e fazer, em poucas horas, todo o processo de gravação e produção de um disco de vinil.
Ao longo desse dia – que terá eventos especiais em lojas de música independentes por todo o mundo – a carismática loja em Nashville contará com concertos únicos, surpresas várias e, promete-se, “uma óptima selecção de vendedores de comida de Nashville estará presente todo o dia, mantendo toda a gente fresca e bem alimentada”.
Coisa bonita, este rapaz.
Noutra frente, White anunciou ontem datas de uma digressão de divulgação de Lazaretto, que até agora, infelizmente, não contempla Portugal. O guitarrista estará na Europa entre o final de Junho e o início de Julho, com concertos confirmados para Irlanda, Polónia Inglaterra, França e Holanda.
O novo disco, de que já roda algum som que podem ouvir abaixo, tem edição prevista para 9 de Junho, na própria Third Man Records.