Quase 40 anos depois da morte de Nick Drake, o culto à volta do genial cantautor britânico parece não parar de crescer. Drake gravou apenas três (brilhantes) discos em vida, mas os seus herdeiros têm sabido alimentar a chama, com reedições e uma ou outra versão menos conhecida ou disponível apenas em bootleg.
Agora surgiu um novo tema. Infelizmente não na doce voz de Drake, mas na de uma amiga de então, a cantora folk Beverley Martin. A música, de seu nome “Reckless Jane”, foi composta por Drake em colaboração com Martin, e na casa desta, no início de 1974. O cantor viria a falecer em Novembro desse ano, com 26 anos. A música ficou trancada durante décadas, até agora. “Nem sequer consegui pensar na canção durante muito tempo”, explicou Berveley Martin, acrescentando que “o Nick está na minha vida todo o tempo. Não passa um dia sem que me lembre dele, ou de alguma coisa engraçada que ele dizia”, recorda.
Beverley edita a 22 de Abril o seu novo disco, The Turtle and the Phoenix, que conta com “Reckless Jane”. Isto está a levantar alguma celeuma entre os fãs de Drake, com alguns a acusarem a cantora de aproveitamento da memória de Drake. A verdade é que o tema estava perdido,e agora está disponível para que todos possamos apreciar, ou julgar.
Na triste impossibilidade de ouvirmos música nova na voz de Nick Drake, fica-nos esta composição, feita numa descontraída tarde bem passada, numa casa em Hastings, Inglaterra, em 1974.