Longe de Gaia mas trazendo-a sempre no coração, David Bruno deu-nos a conhecer mais um bocadinho da sua cidade, refratada pelo seu olhar idiossincrático
Que universos de foleirice permanecem inexplorados por David Bruno? Depois de explorar a sua veia mais romântica em O Último Tango em Mafamude, o produtor gaiense investiga uma intriga que tem como protagonista Adriano Malheiro, cognominado Caloteiro em grafittis espalhados pela cidade por algumas pessoas com má vontade. O registo dessa intriga e a mitologia que criou à volta dela são o pilar central do seu novo disco, Miramar Confidencial, uma espécie de Miami Vice à moda de Vila Nova de Gaia.
O concerto começou com um breve desvio para Mafamude a fim de darmos um pézinho de dança com o “Alfa Romeu & Julieta” no “Monte da Virgem Platónico” ajudados pelos solos “azeiteiros” de Marco Duarte. Foi uma noite de celebração, com muitos homenageados, nomeadamente o Marante e o Toy em “Amor Anónimo” cujo refrão “Romântico como o Marante, e apaixonado tipo Toy” foi cantado pelo público como se de um hino de futebol se tratasse. Esse é um dos maiores trunfos da música de David Bruno: Até o espectador menos familiarizado com a sua música poderá acabar o concerto com os refrões todos na ponta da língua.
Depois de tocar “Lamborghini na Roulotte” uma música exclusiva dos seus concertos, chegou a hora de apresentar Miramar Confidencial. Quando tocados assim lado a lado, é curioso notar o salto sonoro que separa estes dois discos, por mais que a estrutura das músicas seja semelhante. Os instrumentais passaram a ser dominados por sintetizadores e baterias pujantes, a guitarra tornou-se mais fantasmagórica. O som bebe mais dos excessos sintetizados dos anos oitenta, do que da luxúria guitarrística dos anos setenta.
Com projeções evocativas da época retratada (leia-se, imagens de letreiros de gosto dúbio, panteras e pornografia softcore) os anos dourados de Miramar, foram recriados com saudosismo em refrões simples e extremamente memoráveis. “Bebe & Dorme” resume todo o espírito do disco: “Baby dorme, baby bebe e dorme/Vou-te levar a Miramar, não a Benidorm”. A noite contou com a presença de Mike El Nite a esbanjar auto-tune durante a “Interveniente Acidental” como se nada fosse. Finalmente, depois de uma breve pausa durante a qual o saxofone gorduroso de “O Pedrinho” tocava como música de fundo, David Bruno, o Bardo do Portugalismo, teve “de bazar, passar no McDrive”, tocando “#150mL” para os fãs que o acompanham desde o início.
Alinhamento:
- Alfa Romeu & Julieta
- Monte da Virgem Platónico
- Mesa para dois no Carpa
- Lamborghini na Roulotte
- Bebe & Dorme
- Com Contribuinte
- Aparthotel Céu Azul
- Interveniente Acidental (com Mike El Nite)
- M0ita Fl0res
- N gosto k m mentem
- Serenata em Enxo1000
- Pausa #3 (O Pedrinho)
- #150mL