Tem sido amor à primeira audição. A família Bernardes caiu no goto dos portugueses, e ontem foi Chico a fazer a sua primeira aparição. Foi no Musicbox, e o Altamont foi ouvi-lo.
Em relativamente pouco tempo, Portugal começou a render-se de amores por Tim Bernardes, O Terno, e agora é o mano caçula que está nessa rampa de lançamento emocional. Com dez concertos em solo português, Chico Bernardes (e atenção que Chico é nome mítico na música popular brasileira) parece ser o senhor que se segue nessa linhagem de enamoramento musical. Pena que ainda não tenhamos despertado para o “pai Bernardes”, nome importante da cena alternativa do país irmão. Chama-se Maurício Pereira e é urgente a “descoberta” dessa imensa figura, um dos míticos Os Mulheres Negras. Mas, enquanto não chega esse tempo, fiquemos pelo rapaz mais novo. Esteve ontem no Musicbox a apresentar o seu primeiro longa duração e, naturalmente, fomos ouvir o que tinha para nos dizer.
Para já, o que se nos oferece constatar numa primeira impressão, é que se notam influências do irmão (aceita-se), mas também parece haver uma voz mais própria (deseja-se) que talvez o leve a singrar em nome próprio. Só o tempo confirma o que o tempo traz, por isso acautelemos o que aqui se escreve, que é melhor assim.
Apenas com um disco em carteira – é ainda escassa a sua produção musical -, Chico Bernardes apresenta já uma postura adulta, parecendo ser senhor das suas capacidades, tanto como cantor / compositor, como como instrumentista. No entanto, é também verdade que tocando todas as canções do seu disco homónimo, fica a sensação que elas obedecem todas a um mesmo molde, a um mesmo padrão, o que seria terrível se essa matriz fosse de fraca qualidade. Não é, não são, embora não exista uma canção que seja verdadeiramente memorável. Destacam-se, mesmo assim, os temas “Distante”, “Um Astronauta” e “Me Encontrar”. Bonito foi também o momento em que Chico Bernardes homenageou Daniel Johnston com “True Love Will Find You In The End”, quase a terminar o concerto que durou pouco mais de uma hora. O Musicbox estava bem composto, e o mínimo que se poderá dizer é que o público apreciou o artista, e o artista apreciou o público. Ficaram todos satisfeitos.
Chico Bernardes é “um astronauta de bom coração” e foi agradável o passeio musical.