Canção do dia

“Vegetable Man” – Pink Floyd

No dia que os Capitão Fausto sobem ao palco do Lux para interpretarem temas de Syd Barrett, seja com os Pink Floyd, seja a solo, deixamo-vos aqui um inédito de Syd Barrett enquanto parte integrante da banda de Waters, Gilmour, Mason e Wright. “Vegetable Man” foi uma das últimas músicas gravadas por Syd em conjunto com os Floyd. Foi escrita ao mesmo tempo que “Jugband Blues”, “Apples and Oranges”, “Paint Box” e “Scream Thy Last Scream” e estava programa para ser o lado B desta última, sucedendo ao single anterior “See Emily Play”. Estas gravações foram o início para aquele que seria o segundo disco da banda, A Saucerful of Secrets, porém o estado psicológico de Syd estava cada vez mais deteriorado e prova disso mesmo são as letras destas últimas músicas criadas para os Pink Floyd. Aliás, todas elas deviam estar nos livros de psiquiatria para retratar a mente de um doente esquizofrénico que começa a lidar a doença mas ainda sem se aperceber dela: “I’ve been looking all over the place for a place for me, But it ain’t anywhere, it just ain’t anywhere. Vegetable man, vegetable man, He’s the kind of person, you just gonna see him if you can, Vegetable man.”

Syd acabaria por se tornar um elemento estranho à banda e acabado “esquecido” aquando da ida para um concerto. Os Pink Floyd, que já contavam com David Gilmour como apoio, acabariam por seguir a sua vida, tornando-se no fenómeno sobejamente conhecido.

O single que continha “Scream Thy Last Scream” e “Vegetable Man” acabaria por ser cancelado e substituído por “Apples and Oranges” e “Paint Box”, enquanto “Jugband of Blues” fazia com que Syd “viajasse” até ao segundo disco da banda.

“Vegetable Man” continua nos cofres da EMI até aos dias de hoje, nunca tendo sido lançado oficialmente, tal como “Scream Thy Last Scream”.

Comments (0)

Comente