Enquanto gravava Blue, um dos mais perfeitos álbuns de música popular do século XX, Joni Mitchell depositou toda a sua alma nas dez canções que compõem o disco. “A Case of You” representa a exposição máxima da cantora.
A canção fala da honestidade e da solidão sentida por Joni Mitchell depois de terminar uma relação – presumivelmente Graham Nash dos Crosby, Stills, Nash and Young.
“You’re in my blood like holy wine”, canta Joni Mitchell, numa referência ao sangue de Cristo, um símbolo de redenção para todos os católicos e para a própria cantora que se encontra inebriada pelo amor que o seu parceiro lhe dá, ao mesmo tempo amargo e doce.
Quando Joni canta “I could drink a case of you/ And still be on my feet”, compara o amante a um vício e afirma que aguentaria tudo o que ele tivesse para lhe dar.
A pureza da canção é ainda mais exaltada pela instrumentalização: uma guitarra e um saltério dos apalaches, um instrumento usado nas cordilheiras norte americanas de Apalache, que acompanham a voz de Mitchell que nos guia pelos rios da sua alma e das suas paixões.
“A Case of You” é confissão musical na sua mais pura perfeição.