Arto Lindsay está de regresso a Portugal, o que saudamos antecipadamente. O homem que esteve por trás de nomes importantes como DNA, The Lounge Lizards e Ambitious Lovers chega ao palco principal do Centro Cultural de Belém no próximo dia 16, encerrando, com o seu concerto, o Lisbon & Estoril Film Festival. Para além dos projetos acima mencionados, Arto Lindsay tem uma importante carreira em nome próprio. Aliás, o Altamont já vos foi dando nota disso ao longo da sua existência. Discos como O Corpo Sutil / The Subtle Body (Rycodisc, 1996), Mundo Civilizado (Rycodisc, 1996) ou Salt (Righteous Babe, 2004) são alguns bons exemplos da grandeza da sua obra a solo. Ainda este ano demos também aqui conta do lançamento de Encyclopedia of Arto, disco duplo que contempla um best of e registos de concertos ao vivo.
Como produtor, o seu envolvimento tem sido intenso e importante, trabalhando com nomes como Caetano Veloso e Marisa Monte, por exemplo. Brian Eno, David Byrne, Laurie Anderson, Vinícius Cantuária e Ryuichi Sakamoto são outros importantes artistas com quem tem obra feita.
O concerto de dia 16 encerra a digressão mundial que Arto Lindsay está a realizar este ano, espelhando as várias décadas da sua já longa carreira. Com ele estarão em palco Melvin Gibbs (baixo), Merivaldo Paim (percussões), Kassa Overall (bateria) e Paul Wilson (teclados).
O Altamont não tem a menor dúvida em classificar este concerto como verdadeiramente imperdível. Estaremos lá para fazer a reportagem. Marque presença também. Vai ver que não se arrependerá.