Começa amanhã o EDP Cool Jazz, e por essa razão Oeiras estará, uma vez mais, em grande festa. Como tem acontecido há já algum tempo, o Altamont vai estar presente em mais este festival de grande prestígio, que ano após ano vem trazendo até nós muitos e bons nomes do panorama artístico nacional e internacional. 2016 não será exceção, e por isso é bom tomar nota do que poderá querer ir ver e ouvir. Os espaços dos concertos são os tradicionais Jardins do Marquês de Pombal, bem no coração da vila de Oeiras, e o Parque dos Poetas – Estádio de Oeiras.
Assim, e já amanhã, a premiadíssima Jill Scott que conta até à data com 3 Grammy em carteira, estará nos belíssimos Jardins do Marquês para nos apresentar o seu particular neo-soul. A artista, no entanto, não se reduz a esse género musical, e dessa forma é bem possível que venha a mostrar todos os seus atributos como compositora e cantora em outros estilos, desde o r&b até a registos mais operáticos. A primeira parte do concerto estará a cargo de Charlie Wilson, conhecido senhor do funk norte americano. Uma noite para amar e dançar, como se percebe facilmente. Tudo a partir das 21 horas.
Na quarta-feira (dia 13), é a vez e a voz de Frances. Chegará aos Jardins do Marquês como sendo a nova Adele, e o seu canto não deixará ninguém indiferente. Voz e piano, instrumento inseparável da jovem inglesa que já recebeu várias nomeações para os Brits Critics’ Choice e BBC Sound of 2016 vão estar em destaque. Atenção: este é o único concerto que começa às 21:30. Todos os outros espetáculos do EDP Cool Jazz começarão às 21.
A 17, no terceiro domingo deste mês, os grandes The Cinematic Orchestra irão maravilhar todos os presentes com a sua particular fusão de jazz e eletrónica. A banda de Jason Swinscoe é sempre brilhante ao vivo, e não será diferente desta vez. Os Jardins do Marquês serão o palco perfeito para que a magia encantatória do som dos Cinematic possa revelar a qualidade com que nos vem maravilhando desde finais dos anos 90. Verdadeiramente a não perder. Salvador Sobral, o português que este ano lançou o seu álbum de estreia, abrirá a primeira parte do espetáculo.
Seal chega ao Parque dos Poetas – Estádio de Oeiras no dia 20, e sobre este artista não haverá muito a dizer como forma de apresentação. Todos o conhecem, o seu percurso musical tem mais de 25 anos e os hits que já deu ao mundo são mais que muitos. Daí ser fácil imaginar uma enorme massa humana a cantar a uma só voz os versos de “Killer” e “Kiss From a Rose”, entre tantos outros. Uma noite romântica, seguramente. Os HMB abrirão as hostilidades e por lá se ouvirá também os orelhudos “Dia D” e “Não Me Deixes Partir”, com toda a certeza.
No dia seguinte, uma grande senhora subirá ao palco dos Jardins do Marquês. Trata-se da maravilhosa e terna Stacey Kent, a voz americana que mais gosta de partilhar sons de outras culturas. A isso não será alheio o facto de ter estudado francês, italiano e alemão, e de ter cursado um mestrado em literatura comparada. Uma mulher do mundo, como se vê, e que também vem namorando a bossa nova ultimamente. É uma das melhores intérpretes do jazz atual! São grandes as expectativas para ver o que Stacey Kent traz até Oeiras. Adivinha-se uma noite imperdível, portanto, até porque Marta Ren também se juntará à festa, fazendo a primeira parte do concerto.
A 23, no mesmo local do concerto de Stacey Kent, os Nouvelle Vague farão as suas habituais covers, tão apreciadas pelo público português. A banda fundada por Marc Collin e Olivier Libaux trará à noite de Oeiras o seu estilo muito próprio de brincar com grandes e famosas canções, vestindo-lhes roupagens por vezes algo inusitadas. Tudo sempre num tom bastante cool, bem de acordo com mais um serão da marca EDP Cool Jazz! Este será o primeiro de dois concertos numa mesma noite. O outro estará a cargo de Koop Oscar Orchestra, os suecos do belíssimo Waltz For Koop, disco do já distante ano de 2001. A noite vai exigir dança e festa, portanto.
O penúltimo concerto deste EDP Cool Jazz 2016 será duplo, também. Acontecerá a 26 deste mês e trará, num primeiro momento, a dupla Omara Portuondo e Diego el Cigala, que andam em tour há já algum tempo. Cuba e Espanha estarão nos ares de Oeiras para uma noite de exaltação latina e tropical. Os nomes em causa não carecem de grandes apresentações, como facilmente se percebe, pelo que os amantes dos estilos dos artistas que estarão em palco devem estar ansiosos pelo concerto. Depois, para cumprir a dose dupla prometida, teremos Mestiço, com Luís Represas e Paulo Flores.
O EDP Cool Jazz termina a 27, em grande estilo! “Marisa Monte convida Carminho” é o concerto esperado. A musa brasileira e a fadista portuguesa misturarão o requinte das suas vozes em mais uma noite nos Jardins do Marquês. De ambas tudo se conhece: a competência, um bom e vasto repertório, sobretudo tendo em conta a já longa carreira de Marisa Monte, e a combinação mais que perfeita das duas vozes na canção que as aproximou. Ouviremos, entre muitos outros, o tema “Chuva no Mar”, com o Tejo ali bem perto.
Será assim o EDP Cool Jazz deste ano. E será bom, como sempre. O Altamont vai andar por lá para vos contar o que viu e ouviu. Fica a promessa feita. Mas Oeiras espera por muita gente, e com o cartaz deste ano será difícil você não estar presente em alguns dos concertos anunciados. Vai valer bem a pena!