É ou não uma sensação óptima quando no meio de um bom filme, aparece como banda sonora uma daquelas músicas de um daqueles álbuns que já não se ouve há imenso tempo e que, do nada, voltamos a ficar completamente viciados nele? É, claro! Isso aconteceu-me enquanto via o “Away We Go” do Sam Mendes. Filme meio indie com boas interpretações e com uma banda sonora impecável. De Dylan a Harrison, passando pelos Velvet Underground com “Oh! Sweet Nuthin’”, a qual me deixou com um ligeiro arrepio ao ouvi-la… Pois bem, pôs-me a ouvir outra vez o Loaded, um daqueles discos que se ouve uma vez e parece que foi sempre nosso. Tem a alegre “Who Loves the Sun”, a historieca em “Sweet Jane”, o significado de “Rock and Roll” e ainda há espaço para o mellow, em “New Age”, “I Found A Reason” e a já referida, “Oh! Sweet Nuthin’”.
Os Velvet tiveram um período muito curto de existência, porém nenhum disco seu foi em vão. Mesmo a simplicidade com que faziam música de nada tinha simples. Há uns dias li no ípsilon que o Rock nunca foi adulto até aos National. Pois bem, há gente que precisa de tomar lições de história de música…
Em alguns sites de vendas de LP’s importados este album se encontra esgotado!Jamais lançado no Brasil no inicio dos 1970!!Classico do início até o fim!!!! – marcio “osbourne” silva de almeida – jlle/sc