Serão as quartas feiras aborrecidas? Só se não tiverem Rock’n’Roll … servido numa cave!
Acabei de descobrir que a aquela história que a avestruz enfia a cabeça na areia quando se sente ameaçada é um mito! De acordo com um vídeo da revista Visão, estas magníficas aves podem até encostar a cabeça no solo, mas para ouvir melhor. E aparentemente, também para se camuflar. Sim, provavelmente serei dos últimos a saber … mas não faz mal. Sabe bem estar perto dos 50 e ir descobrindo pequenas pérolas do conhecimento como esta! Isso, e ajuda à metáfora! É que eu gosto de plantar, não só a cabeça, como o corpo todo, em caves … para ouvir melhor!
Desta vez, nesta tour pelo submundo alfacinha, fui conhecer um espaço chamado “Nunca Antes Visto”, ou NAV! Mas, a verdade é que eu acho que já vi qualquer coisa parecida … há já alguns anos, algures no século passado! O interior tresanda a oitentas ou noventas, já nem me lembro! Atenção, “tresanda” é apenas figura de estilo. Não há mofo nem naftalina, estejam descansados. Há dinâmica e vontade de fazer coisas. A nostalgia fica pelas paredes, pelos sofás encastrados e pelos tetos trogloditas … pela aparência, portanto!
E falando de aparências e de camuflagens, o cartaz proposto pela Groovie Records até poderia prometer um exercício de nostalgia, com um trio garage punk e um quarteto mod rock, mas uma sala cheia de corpos em movimento veio desmentir esse receio.

Acabadinhos de chegar de um extenuante voo de 22 horas, aparentemente atenuado por uns tantos shots de uma aguardente de proveniência desconhecida, os japoneses The Fadeaways deram um espetáculo completo. Rock’n’Roll puro, duro e do bom, atitude punk, modéstia oriental e energia universal. Tudo servido sem cerimónias nem muletas hipster. Isso do Jet lag, é para os fracos!
Verdade seja dita, a sala já estava bem quentinha, porque os portugueses The Pages assim a deixaram. O quarteto mod veste-se a rigor, mas não se enganem, não é para um baile de máscaras nem para o “conta-me como foi”. Será mais para um dança como és, solta-te como quiseres … e deixa-te levar por composições rockeiras, bem mexidas, bem tocadas e muito cativantes.
Fotografias: Rui Gato

















