Misturando o nome do mítico guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones, encontrado morto na piscina de sua casa em 1969, e os suicídios de Jonestown, na Guiana, os Brian Jonestown Massacre surgem, em meados dos anos 90, a par com os seus compinchas, Dandy Warhols, como uma das bandas que ainda carregava, e ainda o faz, a bandeira do psicadelismo, convertido em Shoegaze nos anos 90, dado os elementos das bandas estarem constantemente a olhar para o chão durante as suas longas músicas.
“Their Satanic Majestie’s Second Request”, segundo álbum da banda e inspirado pelo “Their Satanic Majesties Request” dos Rolling Stones, é como uma sequela, quase 30 depois, do único disco essencialmente psicadélico de Mick Jagger e Keith Richards. Não é, então, de estranhar que estes Brian Jonestown Massacre sejam de uma das cidades, senão mesmo a cidade, que mais influência teve na contra-cultura e na divulgação do psicadelismo e da cultura oriental, São Francisco. E isso é bem visível neste disco a começar logo pela música que abre e acaba o álbum, “All Aroud You” e “In India You” podia bem ser uma música de George Harrison naqueles tempos de Sgt Pepper.
Ao todo são 18 músicas de influência oriental, espacial, psicadélica, onde se consegue sentir perfeitamente o cheiro a incenso ou mesmo a erva, misturado com muito LSD. É uma viagem dos sentidos, seja interior ou espacial, onde a variedade de instrumentos faz-se sentir, transportando-nos 40 anos atrás e 4000 à frente…