Aquando da morte de Kurt Cobain começaram a aparecer um sem número de bootlegs dos Nirvana. Álbuns pirata com concertos, com compilações de músicas ao vivo, compilações com demos e músicas não-editadas, etc. De todos estes uma espécie de coleção começou a destacar-se. Chama-se Outcesticide.
O nome provém naturalmente de uma referência ao Incesticide. O In era oficial, o Out já não. Mas ambos eram compilações de novas músicas que foram remetidas para segundos planos, primeiras versões de músicas que saíram nalgum dos 3 álbuns de originais, músicas ao vivo e por aí em diante. Algo no entanto separava esta coleção das outras. Tornou-se n’A coleção pirata dos Nirvana por excelência, encontrando-se verdadeiras pérolas do legado de Cobain e companhia.
Não é por acaso que passados 20 anos da edição do último álbum de originais e 19 anos depois da morte de Cobain ainda aparecem notícias de novas músicas. Ainda este mês se começou a poder ouvir online a “Forgotten Tune” que é divulgada na edição comemorativa de In Utero. Mas a compilação Outcestide tem muitas músicas esquecidas ou simplesmente desconhecidas do grande público e só conhecidas por quem as procurou.
Esta coleção pirata foi ainda alvo de várias edições pelo que oficialmente não se sabe efectivamente quantos discos a compõem. Originalmente seriam 5 mas é possível descobrir ainda mais 3. Pelo menos 8 existem. Algo misterioso, próprio das lendas que se vão criando nestas situações.
Podem então ser encontradas, só no primeiro disco, grandes pérolas como demos de “Polly”, “Floyd the Barber” ou “Breed”, assim como a primeira versão de “Stay Away”, incialmente intitulada “Pay To Play”. A troca de título foi uma exigência da editora de Nevermind, a Geffen, que no entanto acabou por lançar uma compilação chamada DGC Rarities Volume 1 na qual se inclui esta versão. No final deste Outcestice I temos uma primeira versão de “Where Did You Sleep Last Night”, de Lead Belly, em jeito de treino para o concerto acústico para a MTV.
Pelos outros discos podemos conhecer músicas como “It’s Closing Soon”, “Verse Chorus Verse”, “Even In His Youth”, “Marigold”, uma das primeiras músicas da autoria de Dave Grohl, “Oh The Guilt”, “Spank Thru” dos tempos da Sub-Pop, “Sappy”, “Bambi Slaughter”, “Clean Up Before She Comes” e muitas outras. Também se podem escutar versões de “Baba O’Riley” dos Who, “The End” dos Doors, “The Money Will Roll Right In” de Fang, “High On The Hog” de Tad, “Here She Comes Now” dos Velvet Underground ou “D-7” dos Wipers, entre outras mais. Ou seja, é um oceano orgásmico do fã que tudo tem e tudo procura. Mas é também um documento audio de enorme relevo e importância.