São duas homenagens diferentes, mas que despertam já a nossa curiosidade: vários músicos portugueses vão homenagear os 20 anos de Ok Computer, dos Radiohead, e prestar vassalagem ao repertório do canadiano Leonard Cohen, falecido no ano passado.
Por partes: no que refere ao emblemático álbum dos Radiohead, a iniciativa cabe à Radar e integrar o 15.º aniversário da rádio. “Em exclusivo, estrearemos ao longo das próximas semanas versões de Batida, Benjamim, Duquesa, Filipe Sambado, Mirror People, Modernos, Primeira Dama & Coelho Radioactivo, Samuel Úria, Sequin, Tape Junk, Vaarwell e You Can’t Win, Charlie Brown”, anunciam. Venham daí as versões.
Em paralelo, foi hoje anunciado um espetáculo de homenagem a Leonard Cohen: Sintra, em 21 de setembro, e o Porto, em 27 do mesmo mês, recebem “As canções de Leonard Cohen” interpretadas por David Fonseca, Jorge Palma, Márcia, Mazgani, Miguel Guedes e Samuel Úria.
“Como se resume em palavras quem teve uma vida a ampliar-se nelas? Leonard Cohen foi o maior poeta dos músicos, o maior músico dos poetas. O mais imortal dos que já não estão cá”, diz, por exemplo, Samuel Úria, na apresentação deste espetáculo.