O aparecimento de artistas em campanhas eleitorais não é de agora. Eu por exemplo vi pela primeira vez o Marco Paulo ao vivo num comício. E nas últimas presidências vi António Manuel Ribeiro em arruadas com Paulo Morais e Miguel Guedes a acompanhar Marisa Matias.
No entanto, se no caso dos festivais de música até podemos quase rivalizar com os EUA, não podemos dizer o mesmo das campanhas eleitorais e do envolvimento da comunidade artística nas mesmas.
A acreditar na sabedoria popular, o caso das presidências nos EUA é o mais sintomático de: “diz-me com quem andas dir-te-ei quem és” e neste capitulo Bernie Sanders leva vantagem, sem precisar de moeda ao ar.
É o único que tem no seu site uma secção para os endorsements dos artistas a que apelida de “artists and cultural leaders for Bernie Sanders”. Da lista fazem parte elementos de bandas como Dinosaur Jr, Dead Kenedys, Afghan Whigs, Sonic Youth, The Sonics, Faith No More, The Doors, Wilco, The Stooges, MC5 e personalidades como Juliette Lewis, Sarah Silverman, Bonnie Raitt, Hans Zimmer ou Belinda Carlile. No fundo é o festival de Glastonbury ou o Primavera Sound dos candidatos.
Já Hillary Clinton recebeu a maioria dos apoio por tweet e no seu site também há uma secção de artistas… mas para que artistas enviem trabalhos inspirados na candidata, como pinturas, cartazes ou vídeos. Entre os seus apoiantes conta-se Beyoncé, John Legend, Chuck Norris, Ellie Goulding, Carole King, Jennifer Lopez, RuPaul… e actrizes de séries Netflix e HBO como Uzo Aduba de Orange is the New Black, Lena Dunham de Girls ou Jesse Tyler Ferguson de Modern Family. É por isso o Rock In Rio dos candidatos.
Quanto a Donald Trump, são muitos mais os que artistas que o criticam, do que aqueles que o apoiam.
REM, Adele, Neil Young e Aerosmith até já o proibiram de usar temos seus em acções de campanha.
Para Trump a noção de artista passa por um desportista famoso, de preferencia de Wrestling.
Entre os apoiantes declarados tem Charlie Sheen, Jesse Ventura, Hulk Hogan, Tila Tequila, Dennis Rodman, Stephen Baldwin e Mike Tyson…
Não dariam para um festival de Verão.. no máximo para um episódio do Smackdown.