O britânico Morrissey, que se encontra em digressão pela Europa, afirma ter suficiente material escrito para começar a gravar em breve um novo disco. “Escrevemos um novo álbum e gostaria de que começássemos a gravar em Fevereiro”, afirmou ao site sérvio B92. Recorde-se que saiu este ano World Peace is None of Your Business, disco que serviu de base a uma série de concertos na Europa que tiveram início exactamente em Lisboa, no Coliseu dos Recreios, em Outubro.
Esse concerto mostrou um Moz mais polémico que nunca, com um alinhamento muito longe do best-of que muitos esperavam e um cada vez maior empenho nas mensagens e imagens políticas. Por outro lado, dada a divergência com a editora Harvest, da qual se separou estava o disco há pouquíssimos meses nas lojas, todos os músicos da banda de Morrissey surgiram em palco com t-shirts a dizer “Fuck Harvest”. Esta parece ter levado as coisas com humor, já que na semana seguinte passou a vender t-shirts com a mesma mensagem no seu site. Antes da guerra com a editora, Morrissey assinara contrato para dois discos, pelo que as sessões do álbum anterior podem ter já acautelado algum material extra.
A digressão de Moz tem tido, como de costume, alguns problemas. Os concertos na Grécia e na Turquia foram cancelados; um espectáculo na Alemanha terminou cedo devido à invasão de palco dos fãs; e, na Polónia, o próprio cantor abandonou o palco depois de ter sido repetidamente provocado por um espectador.
Bom, é Moz, o senhor polémica.