Luta livre é o mais recente projeto do músico Luís Varatojo. Depois da passagem por projetos como Peste & Sida, Despe e Siga, Linha da Frente, A Naifa, ou Fandango, o músico apresenta agora um novo projeto.
Luta Livre é um projeto de música de intervenção que se inspira em alguns artistas portugueses.
“A cantiga é uma arma que a Luta Livre dispara com estrondo contra o adormecimento coletivo. A desinformação é o ópio do povo. A ignorância facilita a manipulação das massas. A apatia permite que outros tomem decisões por nós. Luta Livre é pois música de intervenção alicerçada na melhor tradição de Zeca Afonso, José Mário Branco, Clash ou Gil Scott-Heron, mas com uma linguagem estética aplicada à vida contemporânea, feita de ecrãs, redes sociais, frases curtas, movimentos rápidos. Musicalmente, também responde a essa nova essência mesclada, algures entre o jazz, o pop e o hip-hop, mas sem nunca se dispersar ao ponto de pôr em causa a clareza da mensagem. Mudam-se os tempos mudam-se as canções. Mas a Luta continua.”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
Do novo projeto já são conhecidos os singles “Política”, “Ninguém Quer Saber” e “Iniquidade” que é o terceiro tomo a ser lançado pelo músico e que já tem videoclipe.