A ciência nunca pára, nunca estabiliza, nunca encontra um ponto onde a palavra “stop” faça sentido. Nem a música. Ao longo dos anos, vão surgindo bandas que nos enchem a alma, que se reinventam, que criam melodias nunca antes ouvidas, que nos fazem acreditar que ainda estamos longe da estagnação. E muito.
Do Porto chegam os Before and After Science, originalmente um trio de amigos de um liceu de Lamego mas, após várias entradas e saídas na banda, fixam-se como um grupo de quatro membros: André Lobão e Ricardo Baptista nas guitarras, Nuno Lobão no baixo e José Soares na bateria.
Foi logo em 2011 que começaram a dar os primeiros concertos, mas foi apenas o ano passado que surgiram em força. Lançaram, então, nesse mesmo ano, o belo trabalho Vital Signs Of A Fallen World, o EP de estreia do grupo que se encontra disponível para escuta e para download gratuito no bandcamp da banda. É composto por dois estrondosos temas misturados nos Estúdios Sá da Bandeira, no Porto, por Cláudio Tavares e masterizados por João Brandão. O artwork ficou a cargo do trabalho fotográfico de Ivo Madeira e de Benjamin Daniel.
Para além do EP de estreia, a banda conta já com inúmeras actuações de norte a sul do país. Se ainda não tiveram a oportunidade de estarem presentes em nenhuma delas, a banda sobe ao palco no dia 11 deste mês, em Ourense, no dia 26 de Setembro em São João da Madeira e a 18 de Outubro, em Évora.
Sentimos o cheiro de Russian Circles, de Caspian, de Explosions in the Sky ou, até mesmo, daquele que é o responsável pelo nome da banda, Brian Eno. Sentimos o cheiro de ambiental, de experimental, de post-rock. Tudo isto, dentro do mesmo tanque. Sentimos um paraíso artificial criado por nós e para nós.
Conheçam mais na página de Bandcamp, canal de Youtube e na página de Facebook.