Canção do dia

“Fitter Happier” – Radiohead

Não sei como é que o vosso algoritmo vos anda a tratar. O meu, quando eu abro o Youtube ou o Instagram, sugere-me constantemente conteúdo sobre rotinas e lifestyle para gym bros.

“My morning routine”, diz o vídeo, igual a tantos outros. Acorda às seis da manhã. Não toques no telefone. Não comas nada, jejum faz bem. Alongar e aquecer. 45 minutos de exercício, hoje é dia de costas. Tomar banho de água fria, como mandam o estoicismo. Já podes comer. Conta as calorias e nada pode ser processado. Ainda não toques no telefone, vai ler um livro. 15 minutos. Estás pronto para começar a trabalhar.

A lenga-lenga destes vídeos continua pelo dia adentro até à hora de ir dormir, que também contém uma skin routine. São rotinas irrealistas que, se não pusermos um travão mental, podem-nos causar mais ansiedade do que inspirar-nos para um dia mais organizado e produtivo. Mas não vivamos como robôs: em 1997, quando os Radiohead lançaram o OK Computer, tocaram sobre isso. No caso de “Fitter Happier” , foi literalmente a voz de um robô que enumerou os mantras que nos tentam impor todos os dias, pelo nosso bem e do consumismo, de vivermos uma vida de regras, disciplina e zero extremos.

O Altamont e os Radiohead aconselham: façam o que quiserem, sejam livres. Acordem às seis para fazer exercício, mas fiquem na cama se vos partiram o coração no dia anterior. É sexta-feira, têm um copo de vinho na mão e querem um cigarro? Por favor, tirem do meu maço. Deixaram tudo para a última porque passaram um fim de semana com as pessoas que mais gostam? Até ao deadline vale tudo. Sejam felizes.

Comments (0)

Comente

Discover more from Altamont

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading