Canção do dia

“Fitter Happier” – Radiohead

Não sei como é que o vosso algoritmo vos anda a tratar. O meu, quando eu abro o Youtube ou o Instagram, sugere-me constantemente conteúdo sobre rotinas e lifestyle para gym bros.

“My morning routine”, diz o vídeo, igual a tantos outros. Acorda às seis da manhã. Não toques no telefone. Não comas nada, jejum faz bem. Alongar e aquecer. 45 minutos de exercício, hoje é dia de costas. Tomar banho de água fria, como mandam o estoicismo. Já podes comer. Conta as calorias e nada pode ser processado. Ainda não toques no telefone, vai ler um livro. 15 minutos. Estás pronto para começar a trabalhar.

A lenga-lenga destes vídeos continua pelo dia adentro até à hora de ir dormir, que também contém uma skin routine. São rotinas irrealistas que, se não pusermos um travão mental, podem-nos causar mais ansiedade do que inspirar-nos para um dia mais organizado e produtivo. Mas não vivamos como robôs: em 1997, quando os Radiohead lançaram o OK Computer, tocaram sobre isso. No caso de “Fitter Happier” , foi literalmente a voz de um robô que enumerou os mantras que nos tentam impor todos os dias, pelo nosso bem e do consumismo, de vivermos uma vida de regras, disciplina e zero extremos.

O Altamont e os Radiohead aconselham: façam o que quiserem, sejam livres. Acordem às seis para fazer exercício, mas fiquem na cama se vos partiram o coração no dia anterior. É sexta-feira, têm um copo de vinho na mão e querem um cigarro? Por favor, tirem do meu maço. Deixaram tudo para a última porque passaram um fim de semana com as pessoas que mais gostam? Até ao deadline vale tudo. Sejam felizes.

Comments (0)

Comente