Estamos prestes a fechar 2018 e não o poderíamos fazer sem mais um especial Altamont. Desta feita iremos dedicar as próximas duas semanas ao ano da explosão do punk – 1977 – ano que muitos dizem ser o melhor da música pop rock. A lista de discos lançados permite, pelo menos, ponderar essa hipótese.
Como sempre, os nossos especiais nascem com um propósito, quer seja um número redondo comemorativo de algo, quer seja um concerto ou um lançamento novo de disco. Neste caso específico, o que nos levou a relembrar este movimento foi a realização de dois concertos esta semana – a 24 de Novembro houve Wire, banda histórica e que será relembrada neste especial; a 27 de Novembro haverá IDLES, banda que mostra que o punk está vivo e recomenda-se. Gostaríamos de arrancar este especial com a reportagem de Wire, mas não nos foi facultada acreditação para o mesmo, pelo que colocamos em vez disso este texto introdutório, preparando-vos para o que serão duas semanas de grandes recordações e teorizações sobre o que é o punk. Ou pelo menos, o que foi naquele determinado momento da história.
Acompanhem-nos nesta viagem – haverá playlist na barra direita alusiva à data, 10 canções do dia para relembrar, algumas icónicas, outras menos conhecidas e, claro, análise a álbuns lançados nesse ano:
The Clash – The Clash
Richard Hell & Voidoids
Ramones – Leave Home
Ramones – Rocket to Russia
Stanglers – No More Heroes
Wire – Pink Flag
Television – Marquee Moon
Iggy Pop – Lust for Life
Talking Heads – 77
Sex Pistols – Never Mind the Bollocks
The Jam – In the City
Damned – Damned Damned Damned
Boa viagem!