Os anos 90 não foram só grunge e britpop. Em terras de Sua Majestade, o trip-hop deixou raízes fundas e deu-nos alguns dos artistas e discos mais fortes dessa década. Em Bristol vivia-se, de facto, um curioso microcosmos. Basta dizer que, sob o patrocínio (até financeiro) de Neneh Cherry, pesos-pesados como Massive Attack, Tricky ou Portishead surgiram, de uma forma ou de outra, dessa comunidade.
Mezzanine, o disco mais conhecido dos Massive Attack, saiu para as ruas em 1998, momento em que a febre britpop já dava claramente sinais de efeitos secundários severos, que ameaçavam a sua saúde e relevância. Juntamente com Dummy, dos Portishead, e Maxinquaye, de Tricky, compõe o triunvirato de ouro deste género musical, que quebrou barreiras entre raças e géneros como poucos.
«Teardrop» foi o single de avanço de Mezzanine e trouxe-os de imediato para a ribalta. Não apenas pelo som, que não deixa ninguém indiferente pela forma como a utilização da electrónica, conjugada com a voz doce de Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, resulta em algo estranhamente orgânico, para além de muito bonito. O resto conseguiu-o o vídeo, que pode ser visto mais abaixo, com um feto humano a assumir protagonismo, continuando a ser uma das imagens mais reconhecidas dos vídeos musicais dessa época.
O que pouca gente sabe é que houve uma discussão fundamental acerca de quem cantaria a música, que poderia ter alterado profundamente o que pensamos hoje do tema, bem como a sua sonoridade. Entre os três membros de então dos Massive, não havia qualquer vocalista, sendo muito frequente o recurso a cantores e cantoras convidados. Neste caso, a banda não chegava a consenso. Mushroom queria Madonna, com quem a banda já havia trabalhado. Del Naja e Daddy G preferiam Fraser, pela fragilidade da sua voz. Madonna havia até já dito que sim, mas Mushroom foi forçado a retirar o convite por ter ficado em minoria na tomada de decisão.
Mais uma história curiosa: Quando gravava o tema, Elizabeth Fraser soube da morte de Jeff Buckley, de quem era próxima. Dedicou-lhe a sua prestação.