Hoje é o dia M, o dia em que Morrissey volta finalmente a Portugal para um concerto no lisboeta Coliseu dos Recreios. Por isso, a Canção do Dia Altamont não poderia ser de qualquer outro artista que não o feroz e sensível Moz. “Irish Blood, English Heart”, primeiro single do magnífico You Are the Quarry, de 2004, marcou o regresso do antigo vocalista dos Smiths aos discos, após um longo interregno. E fê-lo com estrondo, puxando pelo excelente disco e dando a Morrissey um lugar nos tops há muito tempo não visto.
O título e a letra dizem tudo. Morrissey fala de si, já que foi apenas o segundo membro da sua família irlandesa a nascer no Reino Unido, mais especificamente em Manchester. As palavras atacam o imperialismo britânico, a família real, os trabalhistas e os conservadores, com o cantor a desejar por um dia em que possa estar ao lado da Union Jack sem se sentir envergonhado ou racista ou que possa, finalmente, “cuspir sobre o nome Oliver Cromwell”.
“Irish Blood, English Heart”, uma boa descrição do homem que teremos à nossa frente logo à noite. Que venha e que o saibamos receber como merece.