Aqui entramos num campeonato diferente, dos Guns das baladas, dos grandes temas de estádio, dos videoclips multimilionários.
Ponta de lança da era Use Your Illusion, “Don’t Cry” surge em duas versões diferentes, uma em cada capítulo. A versão original, editada em Use Your Illusion I, ajudou e muito a cimentar o estatuto planetário da banda, que já com Patience havia mostrado ser capaz de entregar não apenas hard-rock musculado mas também baladas sensíveis, aumentando o estatuto comercial da banda. Já não era apenas os cabeludos do rock a gostar dos Guns, havia uma multidão de rapariguinhas adolescentes a descobrir a banda, o que não deixou de puxar pelas vendas e pelo estatuto dos rapazes de Los Angeles.
Escrita por Axl Rose e por Izzy Stradlin, curiosamente “Don’t Cry” é uma música bem mais antiga do que se possa pensar. Com origens em 1986, acabou por ficar na gaveta aquando da edição de Appetite for Destruction, que na verdade não conta com qualquer balada. Talvez a banda considerasse o tema demasiado meloso para a sua primeira afirmação destrutiva em disco. Isto quer dizer que, para além das duas versões da saga Use Your Illusion, há uma terceira versão, original, de 1987, que pode ouvir abaixo (naturalmente ainda com o baterista original, Steven Adler). Apesar de ser uma demo, aqui pode ouvir-se o tema já completamente formado, faltando-lhe apenas a produção que a levou para outro nível, em 1991. Inspirada na relação tumultuosa de Axl com a sua ex-mulher, para a história fica o vídeo com Stephanie Seymour, a supermodelo que em 1991 namorava com o vocalista, o carro em chamas e Slash a afirmar para sempre a sua imagem de guitar hero de uma geração.